22/08/2023
Geral

Exército discute implantação do Sisfron no Paraná

O vice-governador Flávio Arns recebeu nessa terça feira (28) os comandantes da 5ª Divisão de Exército, General Luiz Felipe Carbonell, e da 5ª Região Militar, general Luís Antonio Duizit Brito, e o gerente do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), general Gerson Forini, acompanhado de equipe técnica. 

O encontro, que contou com a presença dos secretários João Carlos Gomes (Ciência e Tecnologia) e Horácio Monteschio (Indústria e Comércio), teve como objetivo a apresentação de detalhes da implantação do projeto no Paraná aos integrantes do Comitê da Indústria da Defesa e Segurança do Paraná (Comdefesa), presidido por Alcino Tigrinho. 

Instituído pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o Comitê reúne empresas paranaenses que já atuam ou têm interesse em fornecer para a indústria nacional de defesa. Durante o encontro, foram apresentadas as necessidades de equipamentos e tecnologias relacionadas ao Sisfron para que as empresas paranaenses possam se preparar para o fornecimento desses materiais. 

Além de destacar a importância do fortalecimento das relações entre o governo estadual e o Exército, o vice-governador Flávio Arns enfatizou a importância do Sisfron para o Paraná. “O sistema permitirá o trabalho integrado com as forças de segurança estaduais e agências fiscalizadoras, resultando em ações impactantes para o monitoramento das nossas fronteiras”, disse. 

A aproximação entre o Exército e as instituições de ensino superior do Paraná também foi apontada como prioritária durante o encontro. “A partir das necessidades apontadas, as universidades podem atuar na formação e no desenvolvimento de pesquisas voltadas para essas tecnologias”, ressaltou Arns. 

AGENDA CONJUNTA

Nesta quarta feira (29), o vice-governador acompanhará os representantes do Exército em visitas às áreas de interesse para implantação de unidades operacionais do Sisfron nos município de Cascavel e Guaíra. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.