22/08/2023



Economia

Expectativas são positivas para o mercado imobiliário do Paraná

imagem-94095

Da Redação

Atualmente o setor imobiliário do Paraná vem crescendo substancialmente, e pode ter uma melhora no ano de 2015. Os imóveis foram valorizados, apenas em Curitiba, cerca de 15%, chamando a atenção dos investidores.

O preço do metro quadrado subiu gradativamente no ano de 2015 (aproximadamente 20%) No período de Novembro de 2013 até novembro do ano seguinte, os imóveis de um dormitório valorizaram 15%; os de dois atingiram 20%; enquanto os de três 19%; Já os de quatro dormitórios alcançaram 21%.

Segundo o site do CRECI-PR, este é um quadro bastante otimista do setor imobiliário no Brasil, que pode vir a sanar um déficit habitacional de cerca de 7,9 milhões de unidades em 15 anos.

Foi constatado um aumento de 0,21% nos preços para os aluguéis residenciais e uma queda de 0,23% em aluguéis comerciais. Isto se deve à desaceleração do período de crescimento que houve em 2007-2012, que não deve se repetir, devido ao encarecimento do crédito.

No momento presente, a oferta é maior do que a demanda. Utilizando de descontos, facilidades no pagamento, isenção de taxas de aquisição e até alguns móveis de decoração, as construturas estão trabalhando para que este cenário seja revertido.

Ademais, os imóveis ainda se mostram como um bom investimento. Novos lançamentos imobiliários chamam a atenção de investidores no setor, que registrou um aumento de 20 mil pessoas físicas em 2011 para 100 mil em 2014 em todo o país. Para acompanhar e comparar preços de imóveis, o site da Agente Imóvel oferece um estudo para aqueles que desejam investir em novos empreendimentos.

A obtenção e o investimento em novos patrimônios são boas opções de investimento alternativo, mas é preciso atentar-se que é uma aplicação a longo prazo, porém com baixo risco. O momento se mostra bastante favorável para quem busca uma moradia, pois as construtoras vêm trabalhando em formas criativas e atrativas de venda.

Todos esses fatores contribuem para um cenário positivo do setor imobiliário em 2015, que mesmo em face da acomodação dos preços, ainda há boas oportunidades. As construtoras irão lançar empreendimentos com mais cautela, porém certeiros e em menor quantidade.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo