22/08/2023



Geral

Exploração do trabalho infantil é destaque negativo

Cristina Esteche

Sete municípios da Região, incluindo Guarapuava, preocupam o Governo do Estado em relação à exploração do trabalho infantil. De acordo com a coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Seds)  , Elenice Malzon, Goioxim, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis e Santa Maria do Oeste também  estão entre os municípios de maior vulnerabilidade nesse tema.

“São municípios onde a atividade agrícola predomina e há muita dificuldade no combate por uma questão cultural, onde pais e familiares consideram normal a criança trabalhar”.

E é para debater e buscar soluções que  municípios se reúnem em Guarapuava, nesta terça (16), para um seminário convocado pela Seds, no terceiro andar do edificio Nossa Senhora de Belém, a partir das 8h30. Na programação estão previstas palestras, mesas temáticas e oficinas, com o objetivo de orientar os municípios na realização de ações de enfrentamento ao problema.

De acordo com Fernanda Richa, titular da Seds, o trabalho integrado entre governo estadual e municípios é fundamental para fortalecer a rede de proteção às crianças e aos adolescentes. “Com essa parceria poderemos fortalecer a rede de proteção e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, ressalta.

O evento reunirá representantes dos 57 municípios que apresentam maior incidência de trabalho infantil do Paraná, aqueles que recebem recursos do Governo Federal para executar as ações do Peti. Também estarão presentes as equipes técnicas dos 22 escritórios regionais da Seds e integrantes do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), entre outros convidados. O seminário segue até a quarta feira (17).

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo