* Da Redação
Começa nesta sexta feira (07) a 40ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expogua), se estendendo até o dia 16 de agosto, no Parque de Exposições Lacerda Werneck. A feira é um dos maiores eventos agropecuários da região e conta com leilões, julgamentos de raças, palestras técnicas, além da praça de alimentação, pavilhão da indústria e comércio, parque de diversões, rodeios e shows.
A expectativa de público para esta edição é de 150 mil pessoas. “Apesar do Brasil estar passando por um momento difícil, sabemos que o agronegócio está alavancando a economia do país. Por isso, esperamos um bom resultado em todas as áreas da Expogua, tanto no agronegócio, como no entretenimento em geral”, observa o presidente da Sociedade Rural de Guarapuava Denilson Baitala.
Leilões
Serão sete leilões nos 10 dias de exposição, totalizando mais de 3000 animais em comercialização, entre bovinos e ovinos. A programação dos inicia no dia 8, às 14h, com o Leilão Balde Cheio, onde serão comercializadas 40 vacas prenhas em lactação.
No dia 9, às 14h, será realizado o Leilão Especial do Criador, com venda Touros Brangus, novilhas selecionadas e bois para recria e engorda.
No dia 14, às 20h, acontece o 2º Leilão Ovinos – Cooperaliança. No sábado, 15, às 20h, o 13º Leilão Angus ocupará a pista de remates do parque.
No último dia da feira, 16, são realizados dois leilões. Às 14h, o Leilão União Rural, disponibilizando 700 cabeças, e às 20h, o Leilão Multi Raças, com touros Brahman, Canchim, Charolês, Nelore e Tabapuã.
Segundo Baitala, a expectativa de comercialização nos leilões é muito boa. “Sabemos que há novas aberturas de mercado, com novos países consumindo a carne brasileira”, comenta Baitala.
Armando França de Araújo, da Gralha Azul Remates, responsável pelos leilões na Expogua, complementa que o comércio da pecuária na feira tem tudo pra dar certo, já que o setor está em um bom momento. “O boi gordo teve alta de 30%, uma valorização bastante considerável. Para contribuir ainda mais para o sucesso, os leilões da Expogua já tem uma boa reputação e o que queremos é manter a qualidade dos animais”.
Julgamentos de Raças
Durante a Expogua, também haverá os tradicionais julgamentos morfológicos de raças. No dia 7, acontece a 22ª ExpoBrasil de Charolês. Além disso, haverá o julgamento morfológico da raça Crioula e provas equinas na pista de rodeios, organizadas pelo Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo.
Nos dias 14 e 15 será a vez do julgamento da raça Angus e no dia 15, o julgamento da raça Canchim e o julgamento de ovinos.
Encontro de Buiatria
A Associação Paranaense de Buiatria promove o 1º Encontro de Buiatria da Região Centro-Sul do Paraná no dia 15 de agosto, às 8h, no Anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava. O evento terá como temática as doenças dos ovinos. O público-alvo são os médicos veterinários e acadêmicos da área.
A Buiatria tem como finalidade congregar médicos veterinários que trabalham com ruminantes e contribuir para a educação continuada desses profissionais.
Conselho temático sobre vespa da madeira e macaco prego
No dia 13 de agosto, às 8h, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava, será promovido o 1º Conselho Temático do Setor Madeireiro de Guarapuava e Região, que abordará os temas vespa da madeira e macaco prego, sob a organização do Sindicato Rural e Sindicato das Indústrias de Madeira de Guarapuava (Sindusmadeira).
O conselho foi criado objetivando a solução de problemas coletivos do setor de madeira de Guarapuava e vai trazer especialistas para falar a respeito dos temas, apresentar soluções e compartilhar ações de empresas que já realizam o trabalho de prevenção.
O evento conta com apoio da Seab, Emater, Embrapa, Adapar, Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal, Secretaria Municipal de Agricultura e Golden Tree Reflorestamento.
Encontro de Resultados de Pesquisas
No dia 12 de agosto, o Grupo de Pesquisas AgrisusBrasil da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com o Sindicato Rural de Guarapuava, realiza o 6º Encontro de Resultados de Pesquisas. O evento acontece das 8h às 17h30, no Anfiteatro do Sindicato Rural. O objetivo é apresentar os resultados de pesquisas de soja, milho, feijão e sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), fomentando a discussão entre produtores, técnicos e estudantes.
Chalé do Sindicato Rural
O Sindicato Rural de Guarapuava além de patrocinador, também estará presente na 40ª Expogua, no chalé da entidade, um local para recepcionar os sócios de Guarapuava e região.
Trata-se de um espaço onde o associado pode utilizar para descansar, tomar um café ou uma água, enfim um local de confraternização entre os produtores rurais da região.
A Associação dos Distribuidores de Defensivos do Centro Sul (ADDCS) também estará presente no chalé, por meio de uma parceria com o Sindicato Rural, realizando um trabalho de conscientização sobre a importância da destinação correta das embalagens de agrotóxicos.