22/08/2023
Agronegócio

Expogua inicia hoje: Cooperaliança tem programação diversificada

imagem-28822

A Cooperativa Agroindustrial Aliança de Carnes Nobres Vale do Jordão (Cooperaliança) também estará presente na 36ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava – Expogua -, que inicia hoje, sexta-feira (05).
Formada por um grupo de pecuaristas que se preocupam em fornecer um produto de qualidade com regularidade, a Cooperaliança traz à feira diversas palestras.
 
Confira a programação:
 
Dia 10 – Quarta-Feira
Manhã: Palestras Técnicas
Local: Restaurante do Parque de Exposições Lacerda Werneck.
9h às 10h – Conversão alimentar, com o professor Doutor Mikael Neumann, da Unicentro/PR.
10h às 11h – Uso da ultrassonografia na avaliação de carcaças, rendimento de cortes e rendimento de carcaças, com o zootecnista, MSc, José Luiz Moletta, do IAPAR Ponta Grossa.
11h às 12h – Perguntas e discussões.
Tarde: Avaliação dos Animais
Local: Recinto de Leilões do Parque Lacerda Werneck
13h30 às 15h – Pesagem e ultrassonografia, realizado pelo zootecnista José Luiz Moletta.
15h às 16h30 – Julgamento in vivo, com os jurados: Luiz Fernando Brondani (zootecnista da Emater/PR), Mikael Neumman (professor doutor da Unicentro/PR) e José Luiz Moletta (zootecnista e MSc do IAPAR Ponta Grossa).
Dia 11/08 – Quinta-Feira
Manhã: Abate técnico e tipificação das carcaças
Local: Frigorífico Frigokeller
Tarde: Resultados
19h às 20h – Demonstração dos resultados da ultrassonografia, julgamento e abate técnico.
Local: Sindicato Rural de Guarapuava
De acordo com informações de Marina Araújo Azevedo, médica veterinária do departamento técnico da Cooperaliança, as avaliações feitas dentro da Expogua serão abertas a quem tiver interesse em participar.
No entanto, o abate técnico no frigorífico Frigokeller e a apresentação dos demais resultados fazem parte da programação do Núcleo de Produtores de Angus do Oeste do Paraná e serão apenas para produtores convidados.
 
Isenção
Criada em 2004 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para vigência a partir da safra 2004/2005, a taxa Flat é recolhida pelos fabricantes de máquinas agrícolas para formação de um fundo de equalização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A boa notícia aos produtores rurais que planejam adquirir novos maquinários agrícolas durante a Expogua, é que, de acordo com informações do diretor da Sociedade Rural Guarapuava, Denílson Baitala, a contribuição compulsória da taxa Flat não será cobrada nos negócios realizados durante a feira. “Essa é uma das vantagens da comercialização dentro da Expogua, e um dos motivos pelos quais acreditamos que os negócios serão muito bons”.
O presidente da Sociedade Rural Guarapuava, Johann Zuber Junior (foto), está animado com a parceria com o Banco do Brasil, que permitiu a isenção da taxa, e acredita que a 36ª Expogua será uma ótima porta de acesso aos interessados em negociar maquinários agrícolas. “Temos cinco empresas em exposição no evento. Para aqueles que estavam esperando uma boa oportunidade, este pode ser o momento ideal”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.