22/08/2023
Agronegócio

Exposição de tratores antigos é um dos destaques da 37ª Expogua

imagem-41252

Uma das exposições que mais tem chamando a atenção de quem visita a 37ª Expogua é a de tratores antigos, que está logo após a entrada principal do Parque Lacerda Werneck. No espaço, organizado pela Taer (Tratores Antigos de Entre Rios), estão 12 tratores que atraem pela robustez, beleza e, sobretudo, pela história que carregam.

Do total, apenas um é brasileiro, os outros 11 foram importados da Alemanha, Áustria, Polônia, Inglaterra, Itália e Suécia. Eles chegaram ao Brasil em meados dos anos 50, nos navios que traziam os suábios do Danúbio. Desde então, essas máquinas trabalharam duro para as famílias de Entre Rios até o momento em que o tempo as conduziu a desativação. Um dos proprietários, Márcio Duch, garante que “essas máquinas trabalharam até o fim das suas forças”.

Então, ao passo que foram sendo substituídas, essas máquinas ficaram à mercê do tempo ou mesmo guardadas em galpões, até que um grupo de amigos decidiu dar vida a elas novamente, restaurando uma a uma. Até o momento, o grupo Taer possui cerca de 60 equipamentos agrícolas antigos já restaurados ou em fase de recuperação.

O senhor Duch, por exemplo, restaurou um Hanomag modelo R-45. “Esse trator foi comprado em Curitiba pelo meu avô, que veio dirigindo ele de lá. São máquinas muito fortes, resistem ao tempo e vão sendo passadas de geração a geração”.

Já a dupla Andrei Winkler e Roberto Keller trabalhou muito para reformar um trator Ursus, vindo da Polônia, e um Hanomag R-35, alemão. Para deixar o R-35, que estava em péssimas condições, como novo, Winkler gastou cerca de R$ 25 mil, sendo que muitas das peças foram importadas da Alemanha. “As peças são caras e o imposto de importação é altíssimo”. Mesmo assim, ele garante não ter se arrependido, pois gostou muito do resultado final.

Winkler explica ainda que todos os tratores expostos “estão funcionando perfeitamente. É bater na partida e pegar na primeira”. O valor médio de cada trator está na faixa dos R$ 35 mil, entretanto, muitos donos nem sequer cogitam a possibilidade de vendê-los.

E falando em durabilidade, os proprietários ressaltam que essas máquinas aguentaram firmes cerca de 40 mil horas de trabalho, enquanto que muitos dos modelos mais novos precisam de manutenções grandes por volta das 20 mil horas. “Naquele tempo não se tinha toda a tecnologia que se tem hoje, então, não havia muito pra quebrar também. Além disso, não havia tanto plástico, era ferro puro. As peças, em geral, eram todas bem mais resistentes”.

TRAKTOR FEST

A Taer promoveu no último dia 29 o 1º Traktor Fest em Entre Rios e foi um grande sucesso. O evento contou com a participação de pessoas de todo o Paraná e ainda com visitantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No evento foram expostos mais de 35 tratores, sendo que dois deles vieram do Museu Ascomar de Maracaju, Mato Grosso do Sul. O Traktor Fest 2012 ainda contou com o apoio de clubes de carros antigos da região, como o Clube Volks do Lobo, que expôs seus veículos.

Os resultados foram tão significativos que os organizadores já estão pensando na edição 2013. O dinheiro que foi arrecadado com as colaborações nesta edição será revertido para a promoção do evento do ano que vem, que já tem até data marcada, dia 28 de julho, Dia do Agricultor.

Anderson Costa – Assessoria de Imprensa 37ª Expogua (SRG / Sindicato Rural / Unicentro), com parceria da RSN.

Foto: Anderson Costa

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.