22/08/2023



Agronegócio

Exposição Fotográfica acontece em Guarapuava

imagem-77879

O Sindicato Rural de Guarapuava realiza a partir de hoje, (1º), à 15 de setembro, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, a exposição “Fazendas Históricas”. O acervo retratado em 28 fotos, em grande parte peças de relíquias das famílias dos proprietários, contribui para se conhecer aquele momento histórico. Se para grande parte dos primeiros proprietários rurais da região a vida era marcada por tecnologia rudimentar e estradas precárias, para o governo a criação e a perenidade das fazendas era considerada fundamental para ocupar definitivamente os chamados Campos de Guarapuava. 

O Presidente do Sindicato Rural de Guarapuava e proprietário de uma das antigas fazendas fotografadas, o agropecuarista Rodolpho Luiz Werneck Botelho se disse feliz com a oportunidade do sindicato expor as fotos num espaço que hoje é um dos pontos culturais mais conhecidos de Guarapuava. “Ficamos gratos à direção do Centro de Artes”, observou Botelho.

A gerente do Sindicato Rural e editora da Revista do Produtor Rural do Paraná, jornalista Luciana de Queiroga Bren, explicou que a ideia de uma exposição surgiu a partir da série de reportagens “Fazendas Históricas”, que a revista, editada pelo sindicato, começou a divulgar a partir de fevereiro deste ano. “Como as fotos retratam a história não só dessas propriedades, mas de Guarapuava, resolvemos fazer a exposição”, contou, recordando que o lançamento foi no dia 31 de julho, na sede do Sindicato Rural, durante evento alusivo ao Dia do Agricultor. “As pessoas gostaram bastante. Pela repercussão, fomos convidados a levar esta exposição para o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro e ficamos muito felizes”, completou Luciana. A mostra, segundo destacou, visa ainda apresentar um pouco do passado histórico e cultural do campo à população urbana. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo