22/08/2023
Cotidiano Cultura e Entretenimento Guarapuava

Exposição transporta pessoas com deficiência para uma nova experiência

A exposição 'Brevidade da vida em gotas' levou alunos da Apadevi e pessoas com deficiência a sentirem a arte, por meio da inclusão

Brevidade da vida

A arte não apenas para ser vista, mas também para ser sentida. Esse é o objetivo da exposição artística ‘Brevidade da vida em gotas’ que envolveu e transportou os visitantes, e também as pessoas com deficiência. As fotografias expostas no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro em Guarapuava mostram o quanto cada segundo de vida é único e que todo mundo merece uma experiência única também, contemplando a beleza contida em todos os momentos.

A exposição inclui fotografias com texturas e escritas em braille, assim vários alunos da Apadevi com baixa visão e com necessidades visuais acabaram envolvidos pela arte. Giovane faz parte da Apadevi e pôde contemplar a manifestação artística por completo.

Eu quero te agradecer porque hoje eu fui na exposição e deu para eu entender bem a tua obra, porque é uma obra bem acessível. Eu fui em várias exposições e era muita coisa falada. Eu já nasci de seis meses e meio, e nasci sem enxergar, eu fui na incubadora e fiquei sem enxergar. Então muitas coisas eu não tenho noção e a tua obra deu para eu entender bem, porque eu pude tocar nela. Queria agradecer por ter feito essa obra acessível e ter me incluído.

IDEIA

A artista é a Marine Zinsly Carboni Linzing, mas exposição conta com a curadoria da Claudia Batista e a organização a Silmara Ribas Siqueira. Conforme Marine, a parceria com a Associação dos Pais e Amigos do Deficientes Visuais (Apadevi) surgiu com o convite à Evanize, que tem baixa visão, e ao Luan, que tem necessidade visual, para fazerem parte da abertura da exposição.

A ideia era que todos pudessem participar da exposição ‘Brevidade da Vida em Gotas’. Mas, como apresentar a fotografia a todos eles? Qual a forma? No primeiro momento com a curadora Claudia Batista apresentamos as palavras em braille. A Apadevi nos presenteou com a escrita das palavras em braille. No segundo momento temos as fotografias com texturas para representar as gotas, as teias, as flores, folhas e a natureza em si. No terceiro momento veio a áudio descrição das fotos, como não temos os aparelhos, a professora Angela organizou as turmas com horários agendados para uma visita, e eu explicava todas as fotografias para os alunos.

VIDA NUM INSTANTE

Além disso, o Centro de Artes também teve uma visita guiada para os alunos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para vivenciar esta experiência. Outras diversas escolas também levaram os alunos para ter esse contato com a arte. De acordo com Marine, o importante é que os visitantes possam entender a preciosidade em viver o presente por inteiro.

Todo instante é breve como uma gota que de repente já acabou, o intuito é que possamos valorizar a nossa presença diariamente. As fotografias retratam o tema, como um convite para contemplar a oportunidade contida no agora, priorizando mais a “Vida em Vida”. Nesta analogia feita entre as gotas de chuvas na natureza e a vida traz a percepção do momento presente e de um jeito sutil, a fim de retratar a brevidade do cotidiano, porque não sabemos o que pode acontecer no momento seguinte, muitas vezes é preciso ressignificar a própria vida.

Para quem não quer perder a exposição, as obras também ficarão por um tempo breve. A exposição termina nesta sexta (28), os visitantes podem conferir as obras até  18h. O Centro de Artes fica na rua Mal. Floriano Peixoto, 1399, Centro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.