Com Gazeta do Povo
Depois de reunião realizada na manhã desta quinta feira (17), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu voltar atrás e tornar um item opcional o extintor de incêndio em carros e caminhonetes. A decisão ocorre menos de 15 dias antes do fim do prazo dado aos motoristas para se adequarem à norma que previa a obrigatoriedade do uso de extintor do tipo ABC nos veículos.
De acordo com o Contran, o equipamento continua sendo obrigatório para todos os veículos utilizados comercialmente, tanto para transporte de passageiros como carga: caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e àqueles veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.
Entre os motivos que levaram o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a desobrigarem o uso de extintores para carro e caminhonetes está a resposta das empresas fabricantes do objeto, que falaram ser necessário de 3 a 4 anos para dar conta de toda a demanda que surgiu com a lei. Estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran também teriam constatado que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio.