22/08/2023

Fábio Dibas: de contador a agrônomo, fotógrafo por paixão

imagem-64241

"Um contador, metido a fotógrafo que pretende ser engenheiro." Assim se define Fábio Dibas, 26 anos, que no dia 22 de julho saiu com sua máquina digital escondida sob a jaqueta, para evitar que fosse danificada com o frio intenso, e acabou registrando a foto da neve no Parque do Lago que ganhou projeção nas redes sociais e em grandes veículos de comunicação do Brasil, e também no exterior. Dibas é formado em Contabilidade pela Unicentro, está no segundo ano de Agronomia e dedica-se à fotografia por lazer. Naquela noite, por volta das 23 horas, ele se somou aos milhares de guarapuavanos que saíram às ruas da cidade para festejar a neve, e foi assim que seus registros circularam em velocidade meteórica pela internet.

"Aquela noite foi emocionante, as pessoas esqueceram as diferenças e saíram de suas casas com somente um objetivo: brincar na neve. Parecia comemoração de copa do mundo, ou reveillon" – recorda-se.

O jornal "O Estado de S.Paulo" comprou os direitos de reprodução e o nome de Fábio Dibas ficou em segundo plano, embora a foto continue em voga, integrando agora a retrospectiva das imagens que marcaram o mundo em 2013. Isso tem aumentado ainda mais a paixão dele por fotografia e máquinas digitais compactas, tendo adquirido uma profissional recentemente. Na noite que caía a neve, ele fez inúmeros "clics", publicou na internet e só depois foi perceber que uma das fotos tinha saído em portais de vários jornais e revistas. A que mais o "orgulhou" foi a publicação na revista "Época" de agosto. O reconhecimento em Guarapuava veio com uma exposição pública de seus trabalhos no "Empório Don Henrique".

Fábio Dibas não almeja ser fotógrafo profissional. Sua certeza, porém, é de que a fotografia nasceu com ele. E assim permanecerá.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo