O deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) confrontou diretamente o atual presidente da Assembleia Legislativa (alep), Ademar Traiano (PSD), durante a sessão desta terça (26). O parlamentar guarapuavano utilizou a tribuna para discutir a próxima eleição da presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), criticando rumores de que Traiano poderia assumir a liderança dessa comissão no próximo biênio.
Reconhecida como a comissão mais relevante da Alep, a CCJ é responsável por avaliar todos os projetos de lei, sendo a única com poder deliberativo para barrar propostas apresentadas. Durante o discurso, Fabio Oliveira trouxe à tona o histórico de Traiano. Fabio Oliveira mencionou um acordo de não persecução penal e cível firmado com o Ministério Público. Acordo esse que evitou a abertura de um processo formal. O deputado já havia pedido a renúncia de Traiano da presidência da Assembleia em dezembro de 2023, argumentando questões éticas e de credibilidade.
Agora, Fabio reforçou o apelo aos colegas deputados: “Cabe aos integrantes da CCJ eleger o próximo presidente. Diante de tudo o que foi noticiado, colocar Ademar Traiano à frente da CCJ seria destruir o pouco prestígio que esta Casa de Leis ainda tem perante a sociedade paranaense.”
A eleição para a presidência e vice-presidência da CCJ está prevista para fevereiro de 2025. Votam 13 membros que definirão os líderes que conduzirão os trabalhos nos próximos dois anos.
Leia outras notícias no Portal RSN.