Após dezoito dias, retorna a Guarapuava a equipe da Faculdade Guairaca participante da Operação Centro Nordeste 2010 Projeto Rondon. Os mesmos estiveram trabalhando na cidade de Nova Olinda, interior de Tocantins. Na bagagem, alem de grandes experiencias e historias para contar, a equipe traz o tão cobiçado troféu entregue em cerimonia pelo Ministerio da Defesa na cerimonia de encerramento.
A equipe, formada por dois professores e seis academicos passou grandes diversidades nesta operação. Inicialmente as altas temperaturas, chegando até a 42.3, o corte da alimentação feito por falta de pagamento á prefeitura local e a disputa de um único banheiro para 17 pessoas. Para facilitar o banho, uma mangueira foi colocada no alto do telhado, servindo de chuveiro. Em uma das madrugadas, a casa onde estavem hospedados foi intensamente apedrejada sendo necessário a intervenção da policia local para amenizar a situação. Numa outra noite, voltando de uma palestra, tres integrantes foram seguidos por motoqueiros, sendo vitimas de uma pedrada que felizmente atingiu de raspão uma aluna.
Um principio de incendio surpreendeu os rondonistas, causado por um curto numa das antigas e precarias tomadas da casa. Um dos professores foi obrigado a ser levado por duas vezes ao pronto socorro municipal para ser medicado devido a uma intoxicação por salmonela.
De acordo com o professor Alexandre Sousa, Participei sete vezes do Projeto Rondon e esta talvez tenha sido a pior de todas operações em termos de calor, alimentação, higiene e segurança
Apesar de tamanhas dificuldades, as equipes lá presentes (UFJF MG e Guairacá) mobilizaram a cidade com palestras, cursos, oficinas, teatro, cinema na praça, abrangendo temas diversos como drogas, prostituição, esportes, lazer, educação, artesanato, alimentação, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente, etc. A Faculdade Guairaca esteve representada pelos professores Alexandre F. de Sousa, Iria Reisdorfer e pelos alunos Marcos Aurelio Lima, Maisa Prestes, Terezinha Adriana, Diogo Rokembaker, Edson Luis Nunes e Ligia Cleve Spira.
Com esta participação, a Faculdade Guairacá colocou seu nome entre as grandes instituições presentes no Projeto Rondon, o maior e mais tradicional projeto de extensao universitaria do Brasil.