O Sindicato Rural de Guarapuava sedia no dia 29 de junho o seminário “O Futuro do Trigo”, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). O evento será no anfiteatro da entidade, às 19h00.
A programação inicia com a palestra “Parâmetros que determinam a qualidade em cultivares de trigo”, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo da Coodetec, Francisco de Assis Franco, gerente do programa de pesquisa de trigo. Em seguida, o engenheiro agrônomo do Sistema Ocepar Robson Mafioletti fala sobre “As Tendências do Mercado de Trigo”, finalizando com um debate sobre a nova classificação do trigo, mediado pelo economista da FAEP, Pedro Loyola. O seminário também será realizado em Ponta Grossa, Pato Branco e São João.
Sobre a nova classificação do trigo brasileiro, Loyola destaca que esse foi o principal motivo da organização do seminário, já que a legislação entra em vigor em julho de 2012. “A classificação oficial serve para definir critérios de qualidade do trigo nas políticas públicas de apoio à comercialização do governo federal previstas na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), como as Aquisições do Governo Federal (AGF) e os Prêmios de Escoamento da Produção (PEP). As mudanças devem influenciar a escolha das variedades de sementes, as técnicas de manejo, a segregação e o preço final do produto. A nova regra eleva os padrões qualitativos em vigor desde 2001 e estabelece exigências para fazer a aderência da classificação oficial ao que já é praticado pelo mercado. Consumidores, indústrias e moinhos já demandavam trigo com determinadas características de qualidade que são superiores às previstas na antiga classificação oficial. Vale lembrar que o Brasil produz 50% do trigo consumido no mercado interno e mesmo assim os produtores têm problemas de comercialização. O trigo é uma lavoura de alto risco climático e de preços e o mercado consumidor é muito exigente com a qualidade. Além de apresentar a nova classificação e os parâmetros que determinam a qualidade do trigo, o seminário trará informações sobre as perspectivas de mercado para o trigo”, observa.
O seminário é gratuito e o público alvo são produtores rurais, técnicos, agrônomos, professores, assistência técnica de cooperativas e acadêmicos interessados no tema. Em Guarapuava, quem quiser contribuir com a Campanha Produtor Solidário deve doar uma fralda descartável geriátrica tamanho M ou G (campanha direcionada ao SOS). Mais informações pelo telefone (42) 3623-1115.