A Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Guarapuava realizam hoje (02), às 15h30, uma reunião com pecuaristas e representantes de entidades relacionadas à cadeia produtiva de bovinocultura de corte, na sede do Sindicato.
Segundo o médico veterinário do departamento técnico e econômico da FAEP, Celso Fernando D´Oliveira, o objetivo da reunião é apresentar as diretrizes do “Plano Diretor da Bovinocultura de Carne da FAEP”. “É um programa de desenvolvimento da pecuária de corte, promovido pela Federação que será apresentado para os pecuaristas da região. A intenção é, nesse momento de concepção do projeto, ouvir os produtores e lideranças da bovinocultura de Guarapuava, para que esse grupo repasse ao consultor informações que contribuam com o projeto”.
O encontro contará com a presença do economista e consultor técnico da FAEP, Rogério Berger; do superintendente do Senar- Paraná, Ronei Volpi; presidente da comissão técnica de bovino de corte e presidente do Sindicato Rural de Londrina, Narciso Pissinati e dos técnicos do Senar, Cristiano Leite Ribeiro e Alexandre Blanco. “A intenção é que haja uma troca de experiências e que se possa fazer uma análise da cadeia produtiva para colaborar com esse plano diretor”, diz D´Oliveira.
O superintendente do Senar- Guarapuava, Ademir Aparecido Grosse resume o propósito da reunião. “É uma iniciativa da FAEP, SENAR e Sindicato Rural que pretende reunir as lideranças do setor produtivo de carne da região, com objetivo de contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva de bovinocultura de corte do Paraná”, explica.
D´Oliveira diz que o objetivo também é discutir as dificuldades do setor. “A finalidade do plano é essa reorganização da cadeia, além de atuar nos gargalos e nos pontos fracos do setor hoje no Paraná. Algumas das soluções passam pela questão de estímulo à produção, iniciativas locais como alianças mercadológicas e integração de lavoura-pecuária-floresta. Nesse sentido, é importante ouvir o grupo de Guarapuava que têm muita experiência nessa área”.