22/08/2023
Cotidiano

Falta constante de água irrita moradores de Prudentópolis

imagem-28474

Moradores de Prudentópolis reclamam dos constantes desabastecimentos que ocorrem na cidade. Somente na semana passada o município ficou sem água por quatro dias. Segundo Élio Kohut, morador da cidade, o abastecimento é interrompido sem aviso prévio, causando transtornos a diversos moradores da região.
 
“Muitos não têm caixa d’água e recorrem a vizinhos para poder tomar banho”, relata Kohut. As reclamações não param por aí, pois segundo o morador, o esgoto da cidade não é tratado adequadamente e muitas vezes vai parar em córregos da região.
 
A Sanepar, responsável pelo abastecimento e tratamento de esgoto da cidade, se defende. Segundo a assessoria de imprensa, o abastecimento é normal e a capacidade de tratamento da água atende a demanda de consumo da cidade. Entretanto, uma ampliação está em fase de projeto, na qual está previsto aumento da capacidade de produção, reservação e distribuição de água tratada, ainda sem previsão de entrega das obras.
 
Os problemas crônicos do sistema, segundo a Sanepar, foram resolvidos no início deste ano com a ampliação da capacidade de produção de água tratada. E os fatos ocorridos na última semana, de acordo com a companhia, foram causados pela queda de energia e rompimento de adutoras, já solucionados.
 
Quanto ao tratamento de esgoto, que já foi motivo de intervenção por parte do Ministério Público Estadual, a assessoria da Sanepar afirma que o esgoto é coletado e tratado em duas Estações de Tratamento de Esgoto, a ETE Matadouro e a ETE Papuã.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.