Da Redação
Guarapuava – Produtores rurais de Guarapuava e região já sentem a estiagem que vem atingindo o Paraná nos últimos 40 dias. Wilmar Schneider, filho de produtores rurais, deu continuidade aos trabalhos dos pais, na plantação de soja, trigo, cevada e aveia. Ele explica que a seca que vem assolando a região já está prejudicando e muito as lavouras. “Nas minhas propriedades, as plantas de inverno estão sentindo e muito a falta de chuva. Acredito que entre aveia, trigo e cevada, já há uma perda de 50%”.
O gado também vem sendo prejudicado com a seca. Wilmar conta que em partes da lavoura já não dá mais para colocar o gado, porque não há mais pastos.
Apesar dos prejuízos, como perda de investimentos e a baixa produção, Wilmar afirma que não dá para parar de trabalhar. “Todos os anos nesta época, nós produtores já esperamos o período de seca e é normal tomar prejuízo isso é certo, mas continuamos trabalhando e esperamos que “amanhã” venha chuva”.
Produtor rural de Guarapuava, Wilmar Schneider
DIA DO AGRICULTOR
Apesar dos prejuízos causados pela seca, produtores rurais de Guarapuava se reuniram nesta sexta feira (28) para comemorar o Dia do Agricultor, com diversas atividades no Sindicato Rural de Guarapuava.
Segundo o sindicato, o evento é uma forma de reconhecimento àqueles que trabalham a terra, num dos setores que tem feito sua parte para fortalecer economicamente o país. A entidade, durante este encontro, realiza bingos, brincadeiras e sorteios de dezenas de brindes. Bolos, café e outras opções completam a confraternização.
Produtores rurais de Guarapuava comemorando o Dia do Agricultor