22/08/2023
Cotidiano

Falta de estagiários “estrangula” atendimento na Agência do Trabalho

imagem-28110

 
A administração municipal de Guarapuava ainda não renovou o convênio com o Governo do Paraná para que possa ceder estagiários que prestem serviços à Agência do Trabalho em Guarapuava. Por causa disso, a demanda de trabalho na Agência estrangula o atendimento e sobrecarrega os seis estagiários cedidos pelo Estado. De acordo com o gerente da Agência, Arion Dangui, o atendimento diário é de 400 trabalhadores, a maioria para requerer o seguro-desemprego.
“Devo ter uma audiência na próxima semana com o prefeito justamente para tratar desse assunto, pois a situação da Agência está insuportável”, reconhece o secretário municipal de Indústria e Comércio, Mauro Claudio Temoscho.
Até o final de 2010 a Prefeitura cedia 10 estagiários para a Agência, mas o cntatro terminou e não foi renovado. Sem condições de atendimento,  a Agência teve as portas fechadas  em janeiro de 2011 e só foi reaberta depois que o Governo do Estado, por intervenção do deputado estadual Cesar Filho, contratou 10 estagiários. “Sem nenhum aviso, foram retirados quatro e agora restaram seis “, diz Temoscho.
Mas não é apenas a falta do convênio com a Prefeitura que estrangula o atendimento. Segundo Temoscho, com o decorrer do tempo houve uma distorção na prestação do serviço. “O principal objetivo do órgão era a introdução da mão-de-obra no mercado do trabalho, mas colocaram os eguro desemprego e a entrada para a Carteira de Trabalho, sobrecarregando o serviço e deixando o principal objetivo em segundo plano”, critica Temoscho que também preside o Conselho Municipal do Trabalho.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.