22/08/2023
Política

Falta de lealdade decepciona Maria José

imagem-2462

Guarapuava – A vereadora Maria José Mandu Ribas (PSDB), que perdeu a eleição para a presidência da Câmara, por 8 votos contra 4, para o peemedebista Admir Strechar disse que o resultado negativo também faz parte do processo democrático que é a eleição.
Ela, que preside o PSDB no município, disse que havia colocado seu nome para concorrer à presidência com o apoio da bancada que dá sustentação ao prefeito Fernando Ribas Carli composta por 7 vereadores. Maria José teve apenas 4 votos.
Segundo a vereadora, a derrota não a decepcionou, mas sim a falta de lealdade de vereadores que votaram em Strechar. “Eu confio na palavra dos homens, mas infelizmente, a teoria é uma e a prática se revela outra”, afirmou.
Desde que seu nome foi lançado à presidência com o apoio irrestrito de Carli a vitória de Maria José era tida como certa, mas a mudança de rumo foi acontecendo aos poucos e se definiu no último dia do ano.
A estratégia que se repetia há duas eleições da Câmara vigorou novamente. O grupo de oposição sob a batuta de Strechar se reuniu na pousada do ex-vereador João Mendes no Alagado em Rio Bonito do Iguaçu. Passou o reveillon junto e só chegou à Câmara minutos antes da eleição. Foram direto para gabinete da presidência e depois para o plenário.
Nelio Gomes da Costa (PSBD), João Napoleão (PSDB) e Sadi Federli (PSB) chegaram juntos. Eva Schran (PHS) e Antenor Gomes de Lima (PT) também chegaram juntos. Em seguida entraram Strechar (PMDB), Thiago Cordova (PPS) e Gilson Amaral (Dem). Elcio Melhem (PP), Fernando da Maçã (PP), Lizandro Martins (PSB) e Maria José já estavam no plenário.
Para chegar à vitória Strechar teve uma disputa interna com João Napoleão e Gilson Amaral. Havia um acordo entre os três de que o indicado seria aquele que conquistasse o oitavo voto, caso contrário a escolha seria num sorteio. Strechar venceu.
Maria José avaliou que o jogo político para a escolha da presidência é pesado e que ela já sabia com antecedência tudo o que vinha sendo negociado nos bastidores.

Mais imagens desta notícia no Rede Click: CLIQUE AQUI

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.