22/08/2023

Falta de medicamentos e demora no atendimento causam reclamações de usuários

A espera por atendimento foi longa, segundo as pessoas que necessitaram de atendimento

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A demora no atendimento na Ouvidoria da Saúde em Guarapuava, tanto para os serviços prestados pela farmácia, quanto para a marcação de exames e da própria Ouvidoria,  causaram reclamações dos usuários, na tarde desta sexta feira (09).

Seu Clovis Pinheiro, conta que foi acompanhar sua esposa para pegar os medicamentos que precisa. Eles ficaram na fila por  mais de meia hora. “Veja bem, só duas atendentes, olha quantas pessoas aguardando, acho isso uma falta de respeito com as pessoas”.

Além da demora no atendimento outra reclamação, é a falta de medicamentos. Dona Silvana Aparecida de Oliveira, conta que faz três meses que está aguardando a chegada do medicamento de sua mãe. “ Estamos há três meses esperando o medicamento e hoje viemos achando que conseguiríamos pegar, porém mais uma vez não conseguimos”.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Guarapuava,  o mesmo espaço sedia  diversos atendimentos, ou seja, nem todas as pessoas que estão ali são para serem atendidas pela Ouvidoria da Saúde, pois também funcionam no local, marcação de exames (coleta de sangue), PSD, farmácia e a própria Ouvidoria.

Já em relação aos medicamentos, a Secretaria informou que há dois em falta. Diazepam 5mg e Fenitoína 100mg. “A falta do Diazepam  não é uma situação exclusiva de Guarapuava, pois a indústria farmacêutica não está conseguindo importar a matéria prima dos medicamentos, e por consequência não estão produzindo eles no momento”, justificou.

Já a Fenotoína,  a Secretaria de Saúde fez a aquisição do medicamento por meio de licitação, porém a empresa vencedora pediu um prazo de 30 dias para regularizar a situação e entregar o pedido.

Cristina Esteche

Jornalista

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