22/08/2023



Geral

Falta de segurança em torno de colégio preocupa pais de alunos em Entre Rios

A falta de segurança nas proximidades do Colégio D. Pedro na Colônia Vitória no distrito de Entre Rios em Guarapuava está preocupando pais de alunos e moradores do entorno. A situação é grave e chegou a provocar uma reunião com policiais da Patrulha Escolar, com professores e com a comunidade, recentemente. Vários fatores contribuem para a situação. Um deles é o terreno baldio que fica atrás do D. Pedro, sem manutenção onde o mato cresce facilitando a entrada de pessoas no colégio. O muro baixo do Colégio e a falta de iluminação na Rua Brasília facilitam ainda mais a situação.

 

De acordo com Paulo Cezar de Lima, morador de Entre Rios. O terreno possui tamanho proporcional a área do Colégio que fica no entroncamento das vilas. “Sequer existem postes na rua . É uma somatória de fatores favoráveis, e que vem de longa data sendo reclamada pela direção da escola, mediante reunião e encaminhamento de oficio para os responsáveis, pois é grande a preocupação. O que se busca é um favorecer o trabalho policial e garantir o mínimo de segurança para os alunos e para os moradores do entorno”, afirma.

Informações dadas à REDE SUL DE NOTÍCIAS são de que a Patrulha Escolar, preocupada com a situação, realizou reunião com professores e com a direção do colégio, pais e alunos, pedindo que todos contribuam para evitar os atos de vandalismo que acontecem na escola. A RSN entrou em contato com a direção do D. Pedro e com a Patrulha Escolar. A diretora estava fora a serviço do colégio e hoje, quarta-feira, não há expediente na Polícia Militar.

De acordo com o professor Celso Fracaro, responsável pelo Departamento de Edificações do Núcleo Regional de Ensino, o recurso para a construção do novo muro do Colégio já está disponível no sistema da Secretaria de Estado da Educação e a obra deverá começar nas próximas semanas. De acordo com Fracaro, o recurso é disponibilizadomas as obras acontecem de acordo com o grau de prioridade das escolas. “Primeiro o telhado, depois o forro, a parte elétrica, o banheiro e por último está o muro. Mas interferimos junto a Seed e conseguimos reduzir esse tepo passando o D. Pedro da oitava para a quarta colocação”, disse Fracaro à RSN. Assim sendo, como três colégios já foram beneficiados (Cesar Stange, Agrícola e Campina do Simão) o próximo será o D. Pedro. “Acredito que dentro de umas duas semanas vamos começar esse trabalho”, anunciou.

Segundo Fracaro, não há problemas de violência, nem de furtos ou roubos, mas de vandalismo contra a escola. “É preciso que pais e professores, a partir do momento em que uma eleição termine, se unam pelo bem da escola e não fiquem fazendo coisas que sejam prejudiciais aquilo que nem eles mesmos ajudaram a fazer”, afirmou.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo