22/08/2023

Falta de transparência em concurso municipal e taxa do lixo preocupam lideranças

Guarapuava – A população de Guarapuava continua mobilizada contra o aumento considerado abusivo na taxa da coleta de lixo.

O aumento passou a ser cobrado conforme a metragem das residências Há casos em que a alta é de 750%.

O assunto voltou à tona durante o encontro do PPS neste sábado (6) no Atalaia Palace Hotel e foi levantado por presidentes de associações de moradores e por outros participantes.

O não pagamento do tributo, hoje indexado no carnê do IPTU, foi unanimidade entre os presentes. "Eu não estou pagando porque ouvi uma entrevista do Pupo (Leocádio, secretário municipal de Finanças) na Rádio Cultura dizendo que também está sendo cobrada a limpza das ruas. A rua onde moro está um caos e nunca houve nenhuma limpeza. Não vou pagar por um serviço que não tenho", se manifestou um dos participantes do encontro.

Outra preocupação é em relação ao concurso público aberto pela Prefeitura para o preenchimento de 744 vagas. De acordo com manifestações feitas por lideranças comunitárias, há falta de transparência na forma como o concurso será realizado.

De acordo com informações divulgadas no encontro, cerca de 16 mil pessoas estão inscritas para uma das vagas ofertadas. Se esse número for confirmado, equivale a quase 10% da população de Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo