22/08/2023


Cotidiano Região

Faltam três dias para a maior Olimpíada Rural de Turvo

Entre quinta (8) e domingo (11), os moradores de Turvo e Região poderão participar de uma programação com shows, provas e muita diversão

020922132027_programacao01_png

A Olimpíada Rural de Turvo começa nesta quinta (8) (Arte: Ascom/Prefeitura de Turvo)

Depois de dois anos sem a comemoração, a Olimpíada Rural de Turvo está de volta e, conforme a Prefeitura, promete ser a maior de todos os tempos. Nas edições anteriores, o município recebeu cerca de 15 mil pessoas. Na 10ª edição, a Olimpíada vai contar com shows gratuitos para moradores do município e Região.

Iniciando na próxima quinta (8), a festa conta com abertura do Grupo Portal Gaúcho a partir das 19h. Logo em seguida, na sexta (9), começa a 9ª edição da ExpoTurvo e à noite terá desfile e premiação da Garota Turvo 2022. Logo depois, a partir das 23h, quem comanda a festa é a dupla Fiduma & Jeca.

Para animar ainda mais as comunidades rurais, no sábado (10), tem as provas da Olimpíada Rural, com os esportes mais curiosos, como ‘pega do porco no barro’ e ‘pega do borrego’. No mesmo dia, ocorre a 1ª edição da ExpoMate e à noite artistas locais promovem o Festival Cultural. Na sequência, às 23h30, a boiadeira Ana Castela domina o palco em um dos shows mais aguardados da programação.

No domingo (11), gaiteiros e mateadores vão poder participar do maior gaitaço e mateada da Região. Já no almoço, terá a típica costelada. A partir das 22h, para fechar a maior Olimpíada Rural da história, Zé Felipe comanda o show de encerramento.

Programação (Arte: Ascom/Prefeitura de Turvo)

OLIMPÍADA RURAL

As olimpíadas rurais de Turvo iniciaram em 2009 para valorizar o homem do campo oriundo da agricultura familiar. Bem como fortalecer o espírito de associativismo entre os agricultores e as comunidades. Isso porque a comemoração gera convivência e lazer entre as comunidades rurais.

Conforme a Prefeitura, a Olimpíada para o produtor ocorre em dois momentos. O primeiro para aperfeiçoamento por meio de palestras sobre técnicas agrícolas, motivacionais e de valorização ao homem do campo. O segundo é voltado ao lazer, diversão e resgate cultural de práticas do cotidiano, desenvolvidas nas provas da olimpíada.

Dessa forma, os participantes fazem parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). Com os associados do Conselho formam-se cerca de 10 equipes para participarem das provas, com equipes de 30 a 50 pessoas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo