22/08/2023
Política

Faltando uma hora para a eleição, Câmara está vazia

imagem-83413

Cristina Esteche com Rogério Thomas

A menos de uma hora para começar a eleição para a nova composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores em Guarapuava os corredores estão vazios. Ao contrário do que acontece em dias de sessões normais, não há movimentação de assessores. Apenas o vereador Elcio Melhem (PP) transita entre o corredor e o plenário. Os comentários são de que os blocos estão reunidos fora do Legislativo Municipal. Dos nove pré candidatos “sobreviveram” apenas dois e ambos da bancada situacionista: João Napoleão e Valdemar Calixtro. Entretanto, há apostas no agricultor e professor Ademir Fabiane, que promete “linha dura”, seguindo a política de contenção de gastos, de repasse do excedente a instituições humanitárias e de moralização da Câmara, como vem acontecendo com Edony Kluber que deixa a presidência nesta terça (16).

A expectativa é para a chegada dos vereadores. Já que em tempos anteriores era comum chegarem em blocos. Na primeira eleição de Ademir Strechar, a maioria se reuniu numa pousada no Alagado do Iguaçu, de propriedade do ex-vereador João Mendes. Todos de ternos pretos, os vereadores chegaram numa van, segundos antes do início da sessão. Em parte, o fato se repetiu na reeleição de Strechar quando era dada como certa a eleição da vereadora Maria José Mandu Ribas, ungida pelo então prefeito Fernando Ribas Carli. Porém, a dissidência de Nélio Gomes da Costa e de João Napoleão  do grupo "Carlista" deu a reeleição a Strechar. Na eleição de Edony Kluber esse círculo foi quebrado.

A sessão desta terça começa às 18 horas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo