22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava

Família Acolhedora de Guarapuava está com inscrições abertas

Já passaram pelo serviço aproximadamente 187 crianças e adolescentes. Agora a idade limite para os jovens acolhidos é de 21 anos

Família Acolhedora tem inscrições abertas (Foto: Divulgação)

O serviço de acolhimento da Família Acolhedora de Guarapuava está com inscrições abertas para novos participantes. Já passaram pelo serviço aproximadamente 187 crianças e adolescentes, desde 2017. Além disso, agora a idade limite para os jovens acolhidos pelo serviço passou de 18 para 21 anos.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, a ampliação da faixa etária ocorreu devido a uma alteração na Lei Municipal Nº 3227/2021. Isso possibilita que os jovens continuem assistidos até conseguirem se inserir no mercado de trabalho e um lar próprio.

Conforme a coordenadora e assistente social do serviço, Regiane Cristina Lopes de Moraes, o trabalho pretende capacitar famílias da comunidade para receber, de forma temporária, uma criança ou um adolescente em medida protetiva.  Durante o tempo de acolhimento as equipes compostas de assistentes sociais e psicólogas do Serviço ficam à disposição das famílias, crianças e adolescentes, diariamente, em sobreaviso de 24h. Existe o trâmite para ser família acolhedora, pré-cadastro, documentação, capacitação, visita técnica e entrevista”.

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

  • Ter no mínimo 21 anos, sem restrição ao sexo e estado civil;
  • Não pode estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção;
  • Residir no mínimo há um ano em Guarapuava;
  • Ter renda fixa comprovada;
  • Todos os membros familiares devem estar de acordo;
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Participar dos processos de capacitação oferecidos pelo Serviço;
  • Apresentar um parecer psicossocial favorável, expedido pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

Além disso, as famílias participantes recebem um subsídio para ajudar nas despesas, e são acompanhadas diariamente pela equipe do serviço até os acolhidos voltares para a família de origem ou substituta. Para se inscrever, é preciso ir até a sede do Serviço de Família Acolhedora, na rua Vicente Machado, 1015, entre 8h e 12h, e 13h e 17h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.