As famílias que foram atingidas pelo temporal com granizo e rajadas de vento de 66 Km/h no sábado (26) estão sendo atendidas em Guarapuava. Equipes da prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam no atendimento desses moradores. Os grupos estão mobilizados na distribuição de alimentos, cobertores e telhas aos moradores atingidos.
Conforme o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, as equipes estão em campo atuando conforme a orientação da Defesa Civil. De modo emergencial, as famílias receberam inicialmente lonas e mantimentos, seguindo os procedimentos de segurança.
“Agora, após tréguas momentâneas na chuva, já conseguimos atuar de modo ainda mais eficiente, distribuindo telhas e materiais adquiridos com recursos do município. Estamos reunindo todos os esforços possíveis para minimizar os danos e amparar as famílias guarapuavanas”.
DISTRITO DE ENTRE RIOS
Desde o início da manhã dessa segunda (28), as ações estão concentradas no distrito de Entre Rios. “Estamos atuando de forma incansável no suporte e cadastramento das famílias atingidas. Somente hoje, devemos atender 70 famílias aqui da Colônia”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Ari Marcos Bona.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Rosely Haick Vitorassi, a entrega de lonas é um procedimento padrão e emergencial que ocorre em casos de fortes chuvas. “Agora, após o tempo ter firmado por alguns momentos, conseguimos distribuir e auxiliar as famílias com telhas, que podem ser trocadas, sem grandes riscos”.
O Corpo de Bombeiros de Guarapuava informou que até o momento, nenhuma família está desabrigada ou desalojada na cidade. Conforme dados da Compdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), aproximadamente, 200 residências tiveram danos parciais nas coberturas, ocasionados pela queda de granizo.
PLANTÃO
Por fim. todos os serviços da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social às famílias atingidas podem ser solicitados pelo telefone (42) 9 8405-1848.
Leia outras notícias no Portal RSN.