22/08/2023
Guarapuava

Famílias levam suas crianças para curtir o Carnaval de Rua

imagem-106924

Lizi Dalenogari

Chegaram tímidas, agarradas aos pais e avós, mas aos poucos, ao som da Bateria Já te Aliso, foram se soltando e deram o tom de alegria ao Carnaval de Rua em Guarapuava. As crianças foram as estrelas de um fim de tarde divertido e que certamente marcará positivamente a vida delas, como marcou as nossas.

Neste último dia de Carnaval, a chuva finalmente deu uma trégua no fim da tarde para que a Bateria, com o Bloco Vou Ali e Volto Já, chamasse a atenção de quem passava pela rua XV de novembro. “Vim tomar um sorvete com minha neta e começamos a perceber a movimentação. Vi comentários tão infelizes na internet sobre o carnaval de rua daqui que fiz questão de ficar para ver. Como as pessoas são cruéis e fazem comentários desnecessários e ofensivos sem ao menos se darem o direito de conhecer. O que vi aqui foi muita alegria. Crianças brincando com os palhaços, a banda animando os foliões. Um ambiente familiar e muito recomendável sim. A maldade está na cabeça das pessoas, pessoas desinformadas e vazias”, diz Berenice Almeida Dantas, moradora do bairro Bonsucesso.

Cíntia Quartiero levou os filhos Felipe, fantasiado de Peter Pan e o pequeno Henrique, o charmoso Ban-ban para a XV e deu para ver que se divertiram demais. “Um ambiente saudável, sem maldade, familiar. E vou fazer uma homenagem ao senhor Tuto no meu face. Ele mantem a tradição, passou seus conhecimentos aos filhos, e está puxando o carrinho do som. Lindo de se ver. Mais famílias deveriam prestigiar”, conta Cíntia.

Flávia, de 7 anos, Rafael, de 5 anos e Bruno de apenas 6 meses, são filhos de Silvana Maleski Bernert e Maicon Bernert. A família toda caiu na folia e recomenda. “Um fim de tarde delicioso. As crianças amaram. E que pais não ficam no céu em ver ser filhos felizes? Recomendamos que mais famílias prestigiem no próximo ano. Não podemos deixar que este momento tão alegria e saudável se acabe”, afirma Silvana.

“Guarapuava sempre foi uma cidade de boas festas carnavalescas. Meu pai [Josel de Freitas, o Tuto], foi e continua sendo um dos grandes incentivadores, desde a década de 70. E agora muitas pessoas nos procuram e querem que essa tradição seja retomada”, afirma Carlos Eduardo Burkhard, um dos organizadores do carnaval de rua em Guarapuava. Tuto se emociona ao responder o que este momento significa prá ele:

“Isso aqui é minha vida. Volto ao passado e revejo os 36 anos que venho puxando som. Tenho certeza que minha paixão pelo samba e pela música terão continuidade em meus filhos, netos e bisnetos. E minha maior alegria e ver estas famílias aqui, confraternizando e brincando o carnaval com a minha”, garante o Mestre.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.