22/08/2023
Cotidiano

Famílias recebem telhas em Mangueirinha

imagem-30054

Famílias do município de Mangueirinha que tiveram as casas destelhadas pela chuva pela chuva de granizo, que caiu na segunda-feira (29), já foram atendidas.  Equipes da Defesa Civil e do departamento de Assistência Social iniciaram a entrega de lonas. Um levantamento apontou a quantidade de chapas de fibra de cimento para atender as residências danificadas. No último sábado (2), o prefeito Guimo acompanhou pessoalmente o trabalho de distribuição das chapas que foram entregues para os moradores.

 

De acordo com o comandante do 2° Subgrupamento dos Bombeiros Independentes de Pato Branco, capitão Alecsandro Dornelas, o atendimento rápido da Defesa Civil de Mangueirinha, que é formada pelos secretários municipais, evitou que houvessem maiores estragos nas residências. “Foi um atendimento rápido e necessário para as pessoas atingidas. A equipe responsável pela Defesa Civil do município correspondeu à expectativa quanto o atendimento”, avaliou.

Segundo ele, a rapidez no atendimento evita que as famílias fiquem expostas a riscos maiores como doenças e facilita no levantamento das informações. “Se você tem pessoas desalojadas e que o poder público não toma as devidas providencias, levando estas pessoas para um lugar seguro ou oferecendo lonas para que elas consigam cobrir suas casas, conseguintemente as pessoas estarão expostas a clima. Outro detalhe é que a Defesa Civil do Estado trabalha com prazos, então obedecendo-se estes prazos o município consegue ajuda mais rapidamente”, afirma.

Outros municípios

O capitão Dornelas explica que em alguns municípios atingidos pelas Chuvas a resposta ao desastre não foi tão rápida. Por isso nos próximos meses um treinamento será realizado. “Em geral a resposta foi boa, claro que outros municípios não foram tão atingidos quanto Mangueirinha, mas dentro dos danos ouve uma resposta rápida. Nos próximos meses faremos novos treinamentos, porque quanto se tem uma equipe preparada, como em Mangueirinha, todos sabem quais são as suas funções o que evita que fiquem batendo cabeça”, finaliza.

Chuvas em números

De acordo com levantamento realizado pela Defesa Civil Municipal, mas de 200 casas tiveram suas coberturas danificadas. Para atender todas as residências, a prefeitura Adquiriu 9 mil chapas de fibra de cimento. Outras seis mil foram enviadas pela Defesa civil do estado. Apesar de não se ter um número exato estima-se que mais 2 mil chapas de quatro milímetros serão necessárias para atender os barracões que tiveram a cobertura danificada. 

Por Rodrigo Mello

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.