22/08/2023
Esportes Paraná

Fase final dos Jogos Escolares do Paraná começa nesta sexta (2)

Os jogos serão disputados em Foz do Iguaçu

1_JEPS_A__Volei_de_Praia_josi_schmidt

A etapa da competição para alunos de 15 a 17 anos deve reunir cerca de 5,9 mil participantes. Entre atletas, dirigentes e organizadores (Foto: Ascom/AEN)

A abertura oficial da fase final da 66ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) será nesta sexta (2), às 20h. A ação será no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. A competição para alunos-atletas de 15 a 17 anos deve reunir cerca de 5,9 mil participantes. Entre atletas, dirigentes e organizadores.

De acordo com a assessoria, nesta etapa estão confirmados 784 estabelecimentos de ensino. Além disso, são 644 de escolas públicas e 140 de instituições privadas, números que confirmam os JEPS como a maior competição escolar do país.

A abertura contará com a presença do campeão olímpico no vôlei de areia Emanuel. As disputas começam no sábado (3) em 15 modalidades. No regular: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, skate, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Ainda conforme a assessoria, para atletas com deficiência (ACD), acima de 18 anos. Serão disputadas as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, tênis de mesa e natação. A ginástica rítmica e o xadrez serão destinadas a atletas de 12 a 17 anos. As modalidades de luta olímpica e skate, entretanto, serão disputadas em ambas as categorias, 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Na sessão preliminar, com a participação de dirigentes esportivos dos 32 Núcleos Regionais de Educação, foi anunciada e homologada a cidade de Campo Mourão. Que será a próxima sede da fase final dos JEPS, na categoria 15 a 17 anos, em 2020.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.