Dois concursos públicos nos municípios de Palotina e Reserva, neste final de semana (24 e 25) estarão sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Unicentro (FAU). Outros cinco estão agendados para serem realizados em Realeza, Campo Mourão, Iretama, Lindianópolis e Santa Cruz do Monte Castelo, nos próximos dias. Todo o processo, desde o planejamento até a divulgação dos aprovados, está nas mãos da Fundação.
De acordo com o diretor-presidente da entidade, o economista e professor Fernando Franco Netto, desde 2016, a FAU vem construindo e amadurecendo a sua inserção no campo de elaboração de concursos públicos, nas várias modalidades (municipal, estadual, federal e distrital). “Existe uma orientação do Tribunal de Contas do Paraná que qualquer concurso público seja coordenado por instituições de ensino superior”.
Mas muito além do que uma orientação oficial, a credibilidade dos seus profissionais e o know-how da Unicentro estão sendo o carro-chefe dessa atividade. Já são mais de 65 concursos realizados, numa tarefa cujo maior desafio é a montagem de uma equipe coesa, com profissionais competentes e responsáveis. “Tudo tem que ser perfeito para que não haja nenhuma dúvida sobre a lisura do processo”, disse Fernando Franco Netto. Segundo o diretor-presidente da FAU, do “cabeça” ao fiscal de sala de aula até o responsável para grampear as provas tem que estar envolvidos e comprometidos com o processo tendo a consciência sobre a transparência e o compromisso assumidos.
É uma tarefa fácil? De jeito nenhum. Segundo o diretor-presidente da FAU, além do peso do compromisso e da responsabilidade, existem pressões externas. “Mas aqui não há espaço para negociações de nenhuma espécie”, assegura.
Embora as prefeituras e as câmaras municipais sejam hoje os maiores clientes da Fundação nesse setor, a FAU, já realizou testes seletivos para órgãos governamentais como a Junta Comercial do Paraná, o concurso da E-Paraná (Rádio e Televisão Educativa) e a Agência de Desenvolvimento do Paraná, entre outros.
SOBRE A FAU
A Fundação de Apoio à Unicentro é uma entidade privada criada em 1999 por professores e agentes universitários que hoje são membros instituídos.
Sem fins lucrativos, a Fundação atua com a finalidade de apoiar o desenvolvimento da Universidade quer seja no ensino, pesquisa, cultura, extensão, artes ou inovação.