A área de 1.385 hectares que formam a Fazenda Rio do Pedro, no município de Santa Maria do Oeste, concilia a atividade agropecuária com a reserva nativa e a floresta plantada. Administrada por Ernesto e a filha Tábata Stock, a propriedade é a campeã nacional de sustentabilidade, prêmio concedido pela Revista Globo Rural. A solenidade aconteceu nesse último dia 05 de dezembro em São Paulo.
De acordo com a Revista, o concurso, que teve 47 inscritos de todo o país, analisou, principalmente, o uso múltiplo da terra, a partir das boas práticas agropecuárias e a eficiência na utilização de recursos. E essa lição a Fazenda Rio do Pedro conhece muito bem. São 590 hectares destinados às culturas de soja e milho. Para a criação de gado da raça Angus ouros 165 hectares são pastagens. Além disso, segundo a Globo Rural, a propriedade possui ainda 55 hectares de florestas plantadas, enquanto mais 575 hectares são de reserva nativa.
Representando a família na entrega do prêmio, Tábata, disse que a conquista provoca dois sentimentos: “o primeiro é a satisfação e a alegria do resultado de muito esforço. O segundo é o desafio. Agora é manter e evoluir e isso é desafiador”, disse à Globo Rural.
De acordo com o diretor editorial da Editora Globo, Fernando Luna, desde 2013, o Prêmio Fazenda Sustentável tem unido pessoas com um propósito comum: levar as boas práticas ao campo. “Aqui tem mais que a força do campo. Tem a força da responsabilidade social e ambiental. Vocês estão na vanguarda nas práticas ambientais e sociais. Produtividade e sustentabilidade devem andar juntas”, disse ele na entrega do prêmio.
Para o diretor de Redação da revista, Bruno Blecher, a humanidade continua desafiando a natureza em uma escala quase que suicida. “A sorte é que, a cada ano, cresce a quantidade de pessoas preocupadas com o planeta”, resumiu.