Mães que residem no Bairro Industrial Xarquinho, em Guarapuava, reclamam da dispensa e remanejamento de estagiários e o fechamento de uma turma por falta de alunos. Elas dizem que há fila de espera para que crianças possam frequentar o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e que precisam trabalhar o dia inteiro e não tem onde deixar os filhos pequenos. “Somos trabalhadoras e desde o ano passado estamos esperando uma vaga”, afirma uma das mães em contato com o portal RSN. Segundo as mulheres, há muitas mães que deixam os filhos na creche para ficarem dormindo em casa. “Seria preciso que a Assistência Social fizesse essa fiscalização”, sugerem.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os estagiários foram remanejados porque o Cmei possui número suficiente de funcionários para atendimento da demanda.
Outro ponto revelado pelas mães é que há servidores, que por falta de crianças para o atendimento, lixaram as grades da creche para ocupar o tempo vago.
“Os educadores participaram de atividade voluntária no trabalho realizado nas grades da Unidade, sem quaisquer quesitos de obrigatoriedade de participação, em ação que ocorreu no período de adaptação das turmas novas, quando os alunos são dispensados antecipadamente”, explica a Educação por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Sobre a demanda de vagas, cabe esclarecer que a Secretaria organiza a oferta de vagas conforme cadastros existentes no Sistema Único de Cadastramento de Vagas nos CMEIS – Siscadcmeis. “No Cmei Xarquinho há turma fechada. pois não houve resposta das famílias convocadas para matrícula”.
Foto da capa: Secom