Curitiba – O Campeonato Metropolitano de futsal, que reúne equipes de Curitiba e região, sofrerá uma paralisação. Todos os jogos previstos para acontecer até o dia 10 de agosto serão transferidos. A medida foi tomada nesta quinta-feira (30/07) pela Federação Paranaense de Futebol de Salão, em virtude do aumento de casos da gripe A (H1N1), também conhecida como gripe suína.
A paralisação do Campeonato Metropolitano, nas séries Ouro e Prata, é uma medida preventiva tomada pela Entidade que administra o futsal no Estado. Embora ainda não tenha recebido resposta da Secretaria Estadual de Saúde – à qual enviou ofício questionando qual a atitude recomendada diante do quadro atual a FPFS houve por bem suspender a competição, que envolve aproximadamente 1200 atletas, desde a categoria sub-07 até adulto. Além disso, os jogos reúnem também membros de comissão técnica, oficiais de arbitragem, espectadores e familiares – sobretudo nas categorias menores – que estão sempre presentes aos ginásios.
O presidente da Federação Paranaense, Dias Lopes, faz questão de reforçar que a medida é meramente preventiva. Até o momento, a Entidade não recebeu nenhuma comunicação de que algum atleta envolvido no Campeonato Metropolitano tenha sido contaminado pelo vírus H1N1. Para que continue desta forma, resolvemos por esta paralisação, pois a região de Curitiba é a que vem registrando maior número de casos no Estado. Acima de tudo o que está em jogo é a saúde de todos os esportistas e também da população em geral, afirmou o dirigente.
Nos próximos dias a FPFS deverá divulgar a tabela de jogos do Campeonato Metropolitano com as novas datas. A previsão inicial é de que eles voltem a ser disputados a partir do dia 11 de agosto. Porém, tudo dependerá do quadro que se apresentar. Caso seja necessária, outras alterações de datas podem acontecer. Estamos na torcida para que os riscos de contaminação diminuam o mais rapidamente possível, disse Dias Lopes.
TRADIÇÃO EM QUADRA
O Campeonato Metropolitano de futsal é a mais tradicional competição do futsal paranaense. Disputada desde o ano de 1955, está em sua 55ª edição. Atletas de renome nacional e internacional, como Manoel Tobias, Danilo Lançoni e os agora jogadores de futebol Alex, Ricardinho, Tcheco, Lucio Flavio e tantos outros já participaram da disputa. Na atual temporada são exatamente 100 equipes, divididas em 13 categorias, entre as Séries Ouro e Prata. Além de times de Curitiba, também estão representadas as cidades de Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Paranaguá, Irati, Colombo, Pinhais, Araucária e Rio Branco do Sul.