22/08/2023
Segurança

Federal prende carregamento de armas e impede explosão de granada

imagem-19806

A Polícia Federal, Receita Federal e a Força Nacional, apreenderam grande quantidade de munições, armas, carregadores e explosivos na cidade de Foz do Iguaçu.
Por volta das 14h30 de quinta-feira (2), analistas da Receita Federal, em fiscalização rotineira na Ponte Internacional da Amizade,  em Foz do Iguaçu, durante o processo de fiscalização de um motor-home, desconfiados do excessivo nervosismo do motorista, solicitaram a documentação dos passageiros e os repassaram para a Polícia Federal para averiguação, constatando que em nome do motorista havia vários antecedentes criminais.
Os policiais, em conjunto com a Receita Federal e a Força Nacional, no âmbito da Operação Sentinela, resolveram efetuar uma averiguação minuciosa no veículo, e acabaram por encontrar sob o motor-home uma placa metálica, afixada por meio de arrebites. Diante do fato efetuaram a abertura da placa, utilizando-se de um pé-de-cabra.
Rompida a placa metálica, foram encontrados vários pacotes ocultos em um fundo falso, preparado especialmente para acondicionar materiais contrabandeados. Retirado as fitas adesivas que cobriam os pacotes, foram encontradas 15.000 munições calibres 7.62mm, 5.56mm e .30mm, além de 7 fuzis, 5 pistolas, 100 carregadores para fuzil e 40 granadas.
Um fato inusitado surpreendeu a polícia, pois naquele compartimento havia sido montada, propositadamente, uma granada sem o pino de segurança, que seria acionada se a abertura fosse efetuada pelo lado contrário ao que os analistas e policiais procederam, fato que veio a evitar um desastre de grandes proporções.
Os seis passageiros e o motorista foram encaminhados juntamente com o material e o veículo apreendido à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, onde, após serem ouvidos pela Autoridade Policial, somente o motorista restou preso, uma vez que assumiu ser o proprietário dos materiais apreendidos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.