22/08/2023

Feira Agroecológica completa um ano em Guarapuava

imagem-15416

Guarapuava – A Feira Agroecológica – que funciona as terças e quintas-feiras na Unicentro e no Cedeteg, respectivamente – completa um ano em abril. Em comemoração ao aniversário da feira ocorrerão apresentações do Coral da Unicentro, além do sorteio sacolas com produtos da feira.

A iniciativa acontece em Guarapuava com a organização da Unicentro, sob a coordenação da Diretoria de Extensão e Cultura, contando com o apoio da Fundação Rureco e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Seti-PR). Atualmente existem 15 barracas na feira, sendo compostas por produtores rurais, artesãos e membros da Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati).

“A feira tem uma função social e ecológica, já que são comercializados produtos orgânicos, incentivando os pequenos produtores”, comenta a pró-reitora de Extensão e Cultura, Marquiana Vilas Boas (foto). Ela destaca que a feira se baseia no trabalho colaborativo além de contar com algumas apresentações artísticas, funcionando sempre no período da manhã, das 8 das 12 horas, duas vezes por semana.

Marquiana informa que a idéia de organizar a feira surgiu devido ao fato de alguns pequenos produtores trabalharem no cultivo de alimentos orgânicos e haver demanda pelos produtos em Guarapuava. Atualmente também existem bolsistas recém-formados atuando no desenvolvimento da feira.

Ela destaca que o próximo passo da iniciativa é investir no processo formativo dos agricultores, atuando no sentido de melhorar a qualidade dos produtos e incentivar os princípios da economia solidária, além de criar um ambiente propício para a discussão sobre a agroecologia.

Marquiana considera o movimento da feira satisfatório, apesar de destacar que espera um aumento na comercialização dos produtos. “Existem alguns consumidores assíduos. Mas é importante aumentar o público para mantermos a feira. Ainda sentidos que a iniciativa tem ficado restrita ao público da Unicentro, principalmente alunos, professores e funcionários. Na verdade, a feira é aberta a comunidade e tem o intuito de criar nas pessoas o hábito de consumir os produtos orgânicos”, afirma.

De acordo com ela, entre os planos futuros da feira estão a ampliação do número de barracas, além de tornar a feira itinerante, circulando por vários locais de Guarapuava.

Os alimentos orgânicos

Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

Deste modo, para se obter um alimento verdadeiramente orgânico, é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências (agronomia, ecologia, sociologia, economia, entre outras) para que o agricultor, através de um trabalho harmonizado com a natureza, possa ofertar ao consumidor alimentos que promovam não apenas a saúde deste último, mas também do planeta como um todo. (Fonte: Planeta Orgânico.Com)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo