Lizi Dalenogari, da Redação
O movimento na Praça Cleve, em Guarapuava é intenso desde ontem (19), quando teve início a 2ª edição da Feira Regional da Agroindústria Familiar, promovida pelas secretarias de Agricultura e de Indústria, Comércio e Turismo, com apoio do Sebrae Area (Associação Regional da Agroindústria) e Carmug (Central das Associações Rurais de Guarapuava). A Feira, que abre às 09h e encerra às 21h, se estende até este domingo (21).
São 53 expositores representando 20 municípios da região. A diversidade e a qualidade dos produtos comercializados tem agradado os visitantes que movimentam a cidade neste fim de semana. “Eu estou amando esta feira. Prestigio as nossas semanalmente e aqui encontramos ainda mais opções de produtos caseiros. Hoje estou levando broa, geléias e embutidos. Amanhã volto com minha irmã que chega de Candói. Recomendo para quem ainda não veio que prestigia. Vai gostar!”, afirma Eunice Odete Froentman, moradora do bairro dos Estados.
“Esta iniciativa valoriza o agricultor, proporcionando geração de renda e acesso a novos mercados. Hoje, nós podemos nos orgulhar e dizer que estamos mudando a história da agricultura familiar de Guarapuava. Agora, as famílias produzem sabendo que vão comercializar, por um preço justo, direto com o consumidor”, avalia o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Fábio Kruschelski, 26 anos é proprietário da Oficina da Massa juntamente com sua esposa Camila de Freitas de Oliveira, 21 anos. Guarapuavanos, estão felizes com a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos nesta Feira e nas Feiras do Produtor da Vila Bela e Vila Carli. Calzones, canelones, empadão de frango, quiches, lasanhas, pães artesanais, pierogues, raviólis e docinhos para festa são confeccionados na Oficina da Massa, situada no bairro Santana. “Primeira vez que participamos desta Feira e estamos muito animados. Esperamos que o movimento continue crescente, assim como as vendas. É uma ótima oportunidade de negócio”, destaca o jovem.
A micro empreendedora Cynthia Silvério, de Umuarama, também está satisfeita com os resultados. Pela segunda vez, ela e o marido trouxeram uma linha com mais de dez sabores de biscoito sem glúten. “No evento do ano passado fiz vários contatos que permitiram a comercialização do meu produto nas redes de mercado de Guarapuava. Retornei nesta edição porque, apesar de tudo, ainda prefiro entregar meus serviços diretamente ao consumidor”, afirma Cynthia.
Na feira, há produtos para todos os gostos. Como doces, queijos, mel, embutidos, temperos, vinhos, chocolates, conservas, temperos, cerveja artesanal, vinhos e panificados, como os produtos do Projeto Arte em Farinha. Além disso, há variedade de massas, como o macarrão, pierogui e lasanha produzidas pela agricultora guarapuavana Edi Guimarães. “Já participo da Feira do Produtor que auxilia na renda, agora, com o resultado desta Feira da Agroindústria, quero investir na minha marca e assim vender para mais pessoas”, comenta. Para quem gosta de artesanato, há inúmeras opções de trabalhos manuais apresentados pelas mulheres do projeto Orquídea, coordenado pela Secretaria da Mulher. Além disso, estão sendo comercializadas diversas espécies de flores e plantas. Na feira, há também praça de alimentação.