22/08/2023
Cotidiano

Feira doa cães de rua

imagem-25373

"Adote um cão"! Este é o apelo que está sendo feito por pessoas voluntárias que promovem uma feira semanal no Calçadão da Rua XV de Novembro, sempre aos sábados, e que disponibiliza animais do Canil Municipal.

De acordo com o voluntário José Kopf, são doados em média 7 a 8 cães por feira. Em 2010, o Canil Municipal captou 750 animais, dos quais, 550 foram adotados.

"As pessoas adotam, mas o nosso maior problema não são os cães de rua, mas aqueles que tem donos", observa. Em época de cio das fêmeas os proprietários soltam o animal que sai à ruas da cidade. Para cada fêmea no cio existem uma média de 12 machos que a assediam.

"É preciso que os donos desses animais se conscientizem e castrem, tanto machos quanto fêmeas", diz Aldonei Bonfim, que trabalha no Canil Municipal e que é voluntário na feira.

De acordo com José Kopf, os cães que nascem são colocados em caixas ou soltos em locais da cidade, principalmente, na Serra do Jordão e nas pedreiras existentes nas rodovias estaduais. Geralmente, esses animais perecem de fome. Quando os locais onde são dispensados são próximos ao centro, eles passam a perambular pelas ruas da cidade.

O Canil Municipal só está recolhendo animais doentes ou machucados. A capacidade é para abrigar 60 animais e possui atualmente 140. Por isso, o canil está em busca de parcerias para a doação de alimentos.

"Recebemos uma média de 8 telefonemas por dia. Não tem como recolher todos esse animais", observa Aldonei.

Para conscientizar as pessoas e propor adoções foi criado o dognei, uma página no Orkut.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.