22/08/2023
Cotidiano

Feira garante renda extra para artesãos

imagem-25017

 A tradicional Feira de Artesanato da Unicentro, realizada a mais de 20 anos, em 2011 tem a participação de 16 artesãos, que expõem seus trabalhos como bordados, vasos, bijuterias, crochê, além da culinária. Elizabete Ribas Lustosa, da Divisão de Assuntos Culturais da Universidade, destaca que a Feira é uma oportunidade para os participantes conseguirem um dinheiro a mais com a venda dos produtos.

Para a artesã Luci Aparecida de Lima Wrobel, o mais importante é a divulgação dos produtos. “As vezes não vendemos muito, porém nossos produtos ficam conhecidos e conseguimos várias encomendas”, garante Luci. E além das encomendas, em cinco dias trabalhando na Feira, ela já arrecadou mais de 300 reias.

A culinária também chama a atenção dos visitantes, em média 250 pessoas por dia. Uma das mais visitadas é a barraquinha da cocada. O espaço oferece 10 sabores de cocadas como maracujá, abacaxi, ameixa, entre outros. O trabalho é todo feito em família. Cassia Cristina Couto é professora e dá aulas de manhã e a tarde, faz os doces no período da noite. Seu marido, Émerson da Rocha, e sua mãe, Maria Estrelina Couto, fazem a venda das cocadas. A família chega a vender noventa doces por dia. “O salário de professor não é muito, então a venda das cocadas incrementa o salário”, explica Maria.

 A Feira de Artesanato movimenta para os participantes um total de  R$ 4 mil, segundo Elizabete. A Feira acontece até a próxima sexta-feira, dia 15.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.