22/08/2023



Cotidiano

Feriado da padroeira com programação variada

imagem-3001

Guarapuava – Nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, Guarapuava comemora o dia da padroeira Nossa Senhora de Belém. Às 9h30, o bispo diocesano D. Wagner da Silva celebra a missa solene com bênção das velas e procissão. Para o almoço, às 12h30, será servido o tradicional churrasco e saladas e mais à noite, às 19 horas, missa em ação de graças.
Mas as comemorações não param por aí. Um dos mais esperados eventos é o show do padre Reginaldo Manzotti, na Praça da Fé, às 20 horas. De acordo com a coordenação, são esperadas mais de 40 mil pessoas, muitas delas vindas em caravanas de outras cidades da região.
Conhecido e adorado pelos fiéis em função dos programas religiosos que apresenta no rádio e na televisão com transmissão em todo país, o padre vem a Guarapuava pela terceira vez. No show do ano passado, de acordo com estimativa do Corpo de Bombeiros, mais de 50 mil pessoas estiveram no local.
Durante toda a semana foram realizadas novenas e jantar com prato especial. Neste domingo acontece a Tarde Festiva, com binguinho, show de prêmios, pastel, bolo, brinquedos e barraquinhas. Serão sorteados 30 prêmios, entre eles um Volkswagen Gol zero quilômetro e duas motos. A cartela para concorrer ao sorteio custa R$ 10. Às 19 horas acontece o encerramento da novena.
Segundo a historiadora Julia de Santa Maria Pereira, a Festa da Padroeira é um dos mais tradicionais eventos religiosos no que diz respeito à preservação da memória e identidade do município. “Embora tenha sofrido inúmeras mudanças ao longo dos seus 111 anos, a permanência do evento mostra que sua questão fundamental, a fé, se mantém viva entre os guarapuavanos”, afirma. Isso porque, segundo ela, as novenas e as missas não deixaram de fazer parte da programação, contando com a participação maciça da população.
A historiadora guarda materiais da Festa desde sua primeira edição, em 1898, como folhetos de programação, notícias de jornal, estandarte e bandeira do Divino. “A festa sempre foi um acontecimento muito importante na cidade. Lembro que todas as famílias possuíam camarotes, cobertos de cedro, que eram enfeitados com colchas coloridas levadas por cada família. Ficávamos o dia inteiro na festa”, recorda.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo