Um anúncio feito ao Portal RSN na tarde desta terça (24) pode significar uma reviravolta no cenário político de Guarapuava. Finalmente, o ex-prefeito Fernando Ribas Carli assumiu a possibilidade de voltar a sentar na cadeira principal da Prefeitura. Assim, Carli lança a pré-candidatura a prefeito nas eleições deste ano.
Até dias atrás, conforme os contatos que vinha fazendo com o Portal RSN, Carli deixava um ponto de interrogação. Não confirmava, porém, também não descartava essa possibilidade. “Estamos estudando”, limitava-se a responder.
Entretanto, nessa onda, Carli trocou o PP, partido no qual ingressou quando deixou o PDT. Hoje ele está filiado ao PSD. Junto com ele, Samuel Ribas Abreu, troca o PSDB, do qual era presidente, também pelo partido liderado pelo governador Ratinho Junior.
“O Fernando Carli foi convidado pelo governador e quis que eu fosse junto. Assim, nós dois estamos no PSD”. A troca do ‘ninho tucano’ pelo PSD foi comunicado por Samuel ao deputado Paulo Litro nesta terça.
“Ele entendeu a minha posição e eu também coloquei o meu nome como pré-candidato a prefeito, caso o Carli mude de ideia. Mas ele está muito animado, articulando tudo”.
Assim, a ida de Carli para o PSD atraiu os vereadores Elcio Melhem, Vardinho e Germano Toledo Alves. Danilo Dominico era o único eleito pelo partido em Guarapuava. Entretanto, Vardinho e Dominico condicionam a permanência no PSD à confirmação da candidatura de Fernando Carli.
“Se isso não acontecer vamos arrumar outro capão pra pouso”, disseram ao Portal RSN. Conforme Samuel, o ex-prefeito sabe dessa condição imposta pelos vereadores. “Estamos sabendo de tudo isso”.
CONTATOS IMEDIATOS
Sem largar os celulares, tanto Carli quanto Samuel, atendem lideranças e contatam outras, incluindo vereadores.
Teremos uma chapa completa e muito forte. Mesmo porque o governador quer uma candidatura majoritária aqui em Guarapuava.
De acordo com Samuel, agora compõem a base ‘Carlista’ o PP, o PSDB, o DEM e o PSD. Porém, esses partidos serão apenas alguns comporão uma frente situacionista nas eleições. É que, segundo Samuel, Carli e o prefeito Cesar Silvestri Filho (Podemos) estão alinhados. “A conversa é para a composição de uma aliança”. Assim o grupo do prefeito poderá indicar o candidato a vice na possível chapa liderada por Carli.
Porém, Carli como pré-candidato a prefeito anula a intenção do ex-prefeito Vitor Hugo Burko de pleitear o seu terceiro retorno à Prefeitura. Ele é hoje pré-candidato pelo DEM, partido que está na base de Fernando Ribas Carli. E uma composição com partido do seu próprio grupo não seria salutar, uma vez que é preciso somar forças.
Assim, mesmo porque, nas hostes de Cesar Filho, há nomes de sobra que pleiteiam a majoritária. Ou no caso de composição, uma vaga de vice. Assim, no atual momento o nome que está em voga é o do secretário municipal de Saúde, Celso Goes. Tudo por conta da pandemia. Se ele se sair bem do ‘olho do furacão’ como está disposto a fazer, poderá ser o indicado. Mas é preciso lembrar que precisará do aval do líder da chapa.
Leia outras notícias no Portal RSN.