Guarapuava – A Câmara de Vereadores de Guarapuava vai iniciar a semana com nova composição. O vereador Fernando Alberto dos Santos (PP) , o Fernando da Maçã, abre mão do mandato para o qual foi eleito e retorna à presidência da Surg.
Em seu lugar assume o suplente Hamilton Carlos de Lima, o Pé-de-Cana.
O retorno de Pé-de-Cana à Câmara já vinha sendo "orquestrado" desde o início da atual legislatura em 2009 pelo presidente Admir Strechar (PMDB).
De olho na eleição da presidência da Mesa Executiva em dezembro deste ano, Strechar procura "arrebanhar" votos dos fieis. Pé-de-Cana, como o próprio Strechar sempre fez questão de dizer, nunca dirá "não" a ele pela parceria que existe entre ambos e que passa, inclusive, por auxílios em questões particulares.
A negociação para a reeleição de Strechar já estaria "sacramentada" e o presidente não esconde que já tem a garantia do voto, inclusive, da vereadora Maria José Mandu Ribas (PSDB), desde o final do ano passado, com o aval de Carli.
A estratégia para a eleição da Mesa Executiva começou a ser montada já no inicio dos trabalhos legislativos em 2009. No começo da legislatura a presidência chegou a anunciar oficialmente o afastamento de Fernando da Maçã da Câmara. "Réu confesso" ao jornal TRIBUNA o vereador confirmou que assinou cheques da Surg após ter sido diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que caracteriza o exercício duplo de função, o que tem impedimento legal previsto pela Lei Orgânica do Município.
Isso só não aconteceu porque o vereador Thiago Cordova (PPS) não votaria com os demais vereadores que compunham o chamado G-8, bloco então de oposição ao prefeito Fernando Ribas Carli.
Com a inversão desse quadro na Câmara e com a maioria dos votos (a bancada carlista hoje tem 8 votos), Fernando da Maçã, de qualquer maneira, será afastado. Ele deverá comandar as obras anunciadas por Carli e que serão executadas com o empréstimo de R$ 11,4 milhões contraídos junto a Agência de Fomento do Paraná.