Da Redação
Curitiba – Seis ferrovias do Paraná devem receber vistorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), a partir desta terça feira (30) que devem seguir até sexta feira (02).
O objetivo da ação é registrar as condições de uso de cruzamentos entre ferrovias e ruas ou estradas, considerando a possibilidade de acidentes graves de colisão entre trens e outros veículos, além de mostrar a importância da participação de profissionais habilitados para projeto, execução, operação e manutenção da malha ferroviária.
Em cada local, serão analisadas a sinalização vertical e horizontal, a conservação da pavimentação e da ferrovia e a visibilidade da ferrovia a partir da faixa de retenção dos veículos.
Os levantamentos são realizados pelos agentes de fiscalização engenheiros civis do CREA-PR, em conjunto com profissionais e entidades convidados por cada regional, como conselheiros e inspetores, associações profissionais da região e prefeitura municipal, além das próprias empresas responsáveis pela operação da ferrovia no respectivo trecho.
Os locais que devem ser fiscalizados são: Curitiba, Goioxim, Maringá, Arapongas, Cornélio Procópio e Ponta Grossa,