22/08/2023



Cotidiano Economia Região

Festa da Erva Mate, em Bituruna, começa nesta sexta feira (21)

Programação vai até o domingo (23). Abertura oficial será hoje, às 20h

bituruna-parana

Município é conhecido, também, pela produção de vinho (Foto: Divulgação)

A partir desta sexta feira (21), Bituruna, a 167 quilômetros de Guarapuava, sedia a festa da Erva Mate. O evento, realizado pela Prefeitura de Bituruna, ocorre até o próximo domingo (23), no Parque de Eventos. A entrada, estacionamento e atrações são gratuitas.

São atividades culturais, gastronômicas, esportivas e voltadas aos produtores de erva mate e ervateiras.

Nesta sexta (21), o parque abre às 18h para o público e a atração principal é o show gratuito com “Chiquito e Bordoneio”, a partir das 20h. No sábado (22), as atividades começam às 8h, com mateada campeira. Às 9h15, o Encontro Mate Cultural oferece palestras direcionadas a produtores e ervateiros. Ainda haverá Escola do Chimarrão, concurso da Prenda Farroupilha, Cavalgada e show com “Tchê Guri”.

Tchê Guri é uma das atrações (Foto: Divulgação)

Já no domingo (23), às 6h, haverá café tropeiro, seguido de missa crioula. Às 9h, são esperados mais de 200 corredores para o 2° Trail Running da Erva Mate, uma corrida de aventura com 6,5km. Encerrando o último dia de atividades, ainda haverá Gincana do Agricultor e concurso da maior folha de erva mate.

Segundo a organização, todos os dias haverá praça de alimentação, estande das ervateiras e atividades do BAR-Baquá Lounge, um espaço para degustação de drinks a base de erva mate e atrações surpresa.

“A Festa da Erva Mate de Bituruna foi pensada para fomentar e valorizar o cultivo e processamento da erva mate é uma das principais atividades econômicas da região Sul do Paraná, sendo a fonte de renda de cerca de 10 mil famílias”, explicou o prefeito de Bituruna, Claudinei Castilho, lembrando que apenas no município há cerca de 1.000 propriedades produzindo erva mate.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo