22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Festa da Tradição Gaúcha será nos dias 18 e 20 de setembro em Guarapuava

A programação conta com diversas atrações em vários lugares da cidade para comemorar o Dia do Gaúcho e a Semana Farroupilha

FESTA-TRADIÇÃO-GAÚCHA-DESTAQUE

A Festa da Tradição Gaúcha ocorre nos dias 18 e 20 de setembro em Guarapuava (Arte: Secult/Prefeitura de Guarapuava)

Em comemoração à Semana Farroupilha, de 13 a 20 de setembro, e ao Dia do Gaúcho, que vai ser na próxima terça (20), ocorre em Guarapuava a Festa da Tradição Gaúcha. A programação conta com diversas atrações pela cidade para homenagear líderes da Revolução Farroupilha e a cultura gaúcha.

Dessa forma, entre os dias 18 e 20 de setembro, os Centros de Tradição Gaúcha (CTG) Fogo de Chão e Chaleira Preta promovem a comemoração. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Guarapuava por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Conforme as informações, a programação inicia no domingo (18) com a cavalgada e os cavaleiros se concentram no Aterro do Parque do Lago a partir das 9h. Em seguida vão para a praça da Ucrânia às 10h e seguem para o Parque Lacerda Werneck, com chegada e recepção marcada para às 11h30.

Logo depois, às 12h30, haverá costelada no almoço da amizade com membros dos CTG’s. A compra antecipada de bilhetes para o almoço ocorre pelo WhatsApp nos números (42) 9 9949-0448, (42) 9 9911-8685 e (42) 9 9842-8875.

E a programação segue com um encontro cultural a partir das 13h30. Assim, vai ter declamações de poesias, música nativistas, demonstrações esportivas, roda de chimarrão, contação de causos e danças.

TERÇA (20)

Já o cronograma do dia 20 inclui mostra de dança de salão no Teatro Municipal Marina Karam Primak com início às 20h. Dessa forma, participam os grupos de dança GDA Ativa Dança, Querência Galponeira, Reponteando a Tradição, Studio Viva La Dança e Essência Campeira. Bem como Estância Serrana, Velha Estância, Raízes Nativas, Herança Granjeira e Estilo Gaúcho.

De acordo com o assessor da Secult, Cleiton Marques, a Festa busca resgatar e fomentar a cultura gaúcha na cidade. “A secretaria espera fomentar os grupos de danças, grupos tradicionalistas, CTG’s, piquetes e motivar ainda mais para que a cultura cresça dentro do município”.

A entrada é de graça, mas é necessário retirar na Casa da Cultura, que fica na rua Alcione Bastos, 1821, bairro Alto da XV. Para o ingresso solidário será aceito um quilo de alimento não perecível.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo