22/08/2023



Cotidiano

Festa da virada no quilombo tem repercussão; TVE transmitiu ao vivo

imagem-2489

Guarapuava – A transmissão ao vivo pela Tevê Educativa do Paraná da virada de ano no quilombo Paiol de Telha já começou.
Vários e-mails e telefonemas estão sendo recebidos parabenizando pela festa organizada pelo Kundun Balê e que envolveu a comunidade quilombola.
Para a transmissão de boletins a Tevê Educativa deslocou até o quilombo uma equipe composta por 18 profissionais, entre os quais uma produtora de Florianópolis. Jornalistas, diretores, produtores, eletricistas, câmeras e outros integraram a equipe que chegou em Guarapuava já na noite do dia 30.
A primeira matéria foi ao ar no jornal das 13 horas mostrando um ritual de purificação feito pelo Kundun numa das cachoeiras do quilombo. Em seguida, boletins ao vivo mostraram os preparativos para a festa que aconteceu no terreiro da casa de dona Jaíra Marques, mãe de três bailarinos do Kundun (Nayan, Makena e Djankal).
A ornamentação do espaço com as cores dos orixás Iansã (que rege o Kundun), Oxóssi (caça e mata) e Oxum (água doce, vaidade, riqueza) deram um colorido especial à festa. O local foi iluminado com tocha de fogo e uma grande fogueira simbolizando Xangô, o orixá da justiça. Uma mesa com 6 metros foi enfeitada com frutas e alimentos preparados para a ceia bem à moda africana numa forma de homenagear os ancestrais que foram trazidos como escravos para o Brasil.
Várias danças exaltaram os orixás e a comunidade cantou e dançou exaltando o ano que entrou. Fogos de artifícios subiram aos céus, enquanto os quilombolas faziam o ritual do abraço, provocados pelos bailarinos do Kundun. “Os nossos tambores tocam no compasso da batida do coração e o nosso abraço é coração com coração para sintonizar as batidas provocando a troca de energia”, explica Nayan Vanessa Marques.
A festa entrou pela madrugada ae só terminou quando a noite caiu no domingo, dia 1o de janeiro.
Esta foi a primeira vez que uma rede de televisão transmitiu ao vivo a festa da virada numa comunidade quilombola.

Foto: Flashes de um ensaio durante a tarde

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo