Já está quase tudo pronto para mais uma Festa do Soquete no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava. Criada em 1999 pela necessidade de integrar três lojas maçônicas, a Philantropia, San Germain e Acácia, a festa se consolidou como o maior evento filantrópico da cidade e Região. De acordo com Marcos Silvestri, um dos mentores da festa junto com Emerson Saciloto e outros maçons da época, a arrecadação sempre teve um endereço certo. Ou seja, projetos de entidades assistenciais.
De acordo com Marcos Silvestri, hoje Guarapuava conta com seis lojas e três ordens paramaçônicas integradas. “Todas participam da organização da festa”. Ao todos são cerca de 500 pessoas envolvidas na organização. Os homens, principalmente, se dividem em funções. Desde a cozinha até o auxílio na decoração.
Da primeira entidade, o então Centro de Nutrição Renascer, hoje possui nove grandes projetos encontram-se aprovados. Além de outros quatro menores. Ao todo, são 13 entidades beneficiadas.
Para se ter uma ideia do tamanho da festa, na noite de sábado (19), se lá em agosto de 2000, a venda somou 400 ingressos, neste ano são 2.300. Para servir os convidados estão sendo preparados 2.3 mil quilos de carne de ovelha. “Somente a parte nobre”. O principal ingrediente, conforme Silvestri recebe batata, mandioca, cebola, tomate, condimentos. “Leva outras coisas, mas é o segredo do chef”.
Para acompanhar a carne, estão sendo preparados 400 quilos de pinhão para a farofa que também leva vários tipos de carne bovina e suína, e, claro, condimentos. O acompanhamento fica por conta de arroz e salada. “Misturando via um pirão muito gostoso”. De acordo com Silvestri, a bebida ideal para acompanhamento dessa iguaria é o vinho.
A ideia do prato típico do jantar veio com Emerson Saciloto. Quando ele estudava em Lages (SC) havia o ‘soquete’ de suíno. Conforme Silvestri, pelas características das duas cidades, ambas com origens no tropeirismo, a ideia teve a aprovação. “Preparamos o prato, mas com carne de ovelha e após a degustação e todos aprovaram”. A ideia eveolui e ganhou a paçoca de pinhão.
Com uma logística impecável, do começo ao fim, a Festa se encerra com a prestação de contas e a entrega dos recursos às entidades. Aliás, são elas que vendem os convites. Mas antes disso, os convidados vão se divertir com o show ‘Elvis Experience’, apresentado por Alex Ferrera e Banda. Outras atrações musicais também estão programadas para a noite deste sábado.
Leia outras notícias no Portal RSN.