Emoção, saudade, gratidão pela nova pátria. Estes foram os sentimentos que enlaçaram o encerramento da Festa dos 70 Anos de Entre Rios. De acordo com informações obtidas junto a moradores, as lágrimas que rolam pela face são de saudade. É a ausência de quem já se foi, da terra onde as origens nasceram. Mas também é de gratidão.
E um pouco de tudo isso se traduziu com a música ‘Sierra Madre Del Sur’. A letra provocou um misto de sentimentos, que encontraram acalanto nos abraços. Uma simbologia de que um sempre dá a mão ao outro, selando, mais uma vez, a união. Uma demonstração de que são irmanados pelos corações e pelas mãos.
Ao fim da festa, neste domingo (9) um show de fogos durante três minutos coloriram o céu em forma de agradecimento. Afinal, Entre Rios tem uma história de luta, sofrimento, mas acima de tudo, de muito trabalho, união superação e desenvolvimento.
Foram cinco dias de festa, desde a terça (5) até este domingo (9). E com sempre, não faltaram desafios. Todos vencidos. Mesmo faltando a ‘cereja do bolo’ da festa que era quebrar o recorde no Mega Encontro de Tratores. Mas mesmo assim, houve vitória do agro com a reunião de 1,5 mil tratores.
E por falar em trator, é ele o símbolo que marcou a força durante os cinco dias. Os maquinários saíram do campo e aceleraram a festa. Pois representam a força de trabalho que sempre moveu as cinco colônias suábias.
Foram cinco dias de imersão numa cultura orgulhosamente preservada. E a partir do conhecimento é possível entender o porquê da preservação da identidade cultural desse povo que também é guarapuavano, brasileiro. De um povo que mostra que o amor dispensa passaporte e desconhece fronteiras.
TRADUÇÃO DA MÚSICA
*Vídeo do final da festa em Entre Rios.