22/08/2023
Geral Guarapuava

Fiéis lotam a Praça da Fé no dia de Corpus Christi

imagem-112310

Da Redação

Guarapuava – Cerca de três mil fiéis acompanharam a cerimônia religiosa do dia de Corpus Christi, em Guarapuava, nesta quinta feira (26). A tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento deixou a Matriz Santa Terezinha por volta das 14h. Porém, as 13 paróquias da cidade se mobilizaram desde às 8h para enfrentar trecho da Rua Bahia, acesso à Praça da Fé, palco principal da cerimônia religiosa. Desde cedo, adolescentes, jovens e adultos se uniram para enfeitar a rua. A fé de cada participante foi exposta pelo esmero na composição dos tapetes coloridos.

“Começamos a enfeitar a nossa parte às 8h e estamos em 20 pessoas”, disse a jovem Aline Baran, do movimento Filhos de Fátima, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Primavera.

Os temas são os mais variados, mas todos remetem aos princípios escolhidos pela Igreja católica para este ano. “Levamos em consideração o Corpus Christi e a centralidade da festa que é o corpo e sangue de Jesus Cristo”, disse o padre Alan Hildeu Felício, da Paróquia Santa Cruz das Dores.

Se os desejos remetem à Jesus Cristo, Nossa Senhora nas mais diversas representações, a hóstia, ao Papa Francisco, ao pão e ao vinho, entre outras imagens, a criatividade imperou em cada pedaço de chão destinado às paróquias. Serragem colorida, pó de café, quirera, feijão, milho, arroz, flores, foram os principais componentes manipulados para dar forma e cor aos desenhos.

O destaque, entretanto, ficou com a Paróquia Bom Jesus, do Jardim Pérola do Oeste. “Como a gente não tinha serragem, arrecadamos agasalhos com os integrantes da crisma e da catequese e enfeitamos a rua”, disse Sandra Lessak. “Estamos em campanha do agasalho”, emenda.

Eram 14h45 quando a procissão que acompanhava o Santíssimo Sacramento, conduzido por D. Antonio Vagner, chegou à Praça da Fé, dando início a missa que contou com a participação de outros sacerdotes.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.