22/08/2023


Geral

Fiep vai aderir ao movimento Paraná Sem Corrupção

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) vai aderir ao movimento Paraná Sem Corrupção, lançado na semana passada pelo Ministério Público estadual (MP-PR). Por meio da campanha A Sombra do Imposto, da qual é articuladora, a Fiep também vem abordando a questão da corrupção, com foco nos impactos que ela causa na carga tributária brasileira.

“A iniciativa do MP-PR está totalmente alinhada com o que a Fiep propõe em sua nova cartilha da Sombra do Imposto e, por considerarmos fundamental a união de esforços no combate à corrupção, vamos aderir ao movimento”, explica o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. “Mobilizações que tenham o propósito de criar uma cultura de prevenção à corrupção são sempre muito bem vindas, especialmente em um momento em que os eleitores vão escolher seus novos representantes nos municípios”, acrescenta.

Articulado pelo MP-PR, o movimento Paraná Sem Corrupção faz parte da campanha nacional “O que você tem a ver com a corrupção?”. O promotor de Justiça e coordenador estadual da campanha, Eduardo Cambi – que nesta semana se reuniu com Campagnolo –, explica que o objetivo é promover a conscientização da população para uma cultura de valores e princípios éticos. “Prevenir a corrupção, evitando que ela aconteça, é muito melhor do que combatê-la. Por isso estamos nos aproximando de todas as iniciativas que sejam a favor dessa ideia, como é o caso do movimento A Sombra do Imposto”, afirma Cambi.

Por ter caráter preventivo, o Paraná Sem Corrupção vai atuar inicialmente junto a aproximadamente 1,3 milhão de alunos de 2,7 mil escolas da rede estadual de ensino, graças a um acordo firmado com a Secretaria de Estado da Educação. Cambi explica que promotores definirão, em conjunto com os 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado, as atividades a serem desenvolvidas em cada região do Paraná. “Teremos palestras e reuniões com os alunos, além de audiências públicas e outras atividades que atinjam também toda a comunidade”, afirma. O movimento conta ainda com a parceria do Grupo GRPCom, que vai ajudar na divulgação das ações.

Sombra do Imposto – Lançado em outubro de 2010, o movimento A Sombra do Imposto iniciou este mês sua terceira fase. Depois de duas cartilhas anteriores que mostravam, de forma simples e didática, que todo cidadão paga altos tributos e tem o direito de cobrar o retorno em serviços públicos de qualidade, a terceira publicação da campanha aborda justamente o tema da corrupção. A intenção é mostrar que os desvios de recursos aumentam os gastos públicos e, consequentemente, a carga tributária brasileira, onerando empresas e cidadãos.

Nas próximas semanas será assinado um termo de cooperação entre Fiep e MP-PR para consolidar a parceria das duas iniciativas. Será definido também um plano de ação para a atuação conjunta dos movimentos

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo