22/08/2023


Cotidiano Educação Guarapuava Região

Fies abre inscrições para primeiro semestre de 2019

MEC oferece 100 mil contratos para o período. Prazo segue até 14 de fevereiro

mao-fazendo-prova

A partir desta quinta feira (7), estudantes de universidades privadas interessados em participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem se inscrever no programa do governo federal que oferece empréstimo para pagar mensalidade de cursos de graduação das instituições particulares cadastradas. De acordo com o calendário do Ministério da Educação (MEC), o prazo de inscrição segue até 14 de fevereiro e o resultado será divulgado no próximo dia 25.

Os estudantes devem acessar o site do Fies para efetivar o processo de inscrição. No portal, o candidato definirá a preferência de curso, turno e instituição de ensino. Na sequência, ele indicará até três outras possibilidades de graduação para a qual deseja financiamento.

Desde o ano passado, o programa é dividido em duas diferentes modalidades: Fies e P-Fies. Podem concorrer estudantes que tenham feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), para poder concorrer pela modalidade de financiamento do Fies, é preciso que o estudante possua uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Nesses casos, o pagamento será feito com juros zero.

Já na segunda modalidade do programa, o P-Fies, a renda familiar mensal bruta per capita exigida é de três a cinco salários mínimos. No P-Fies, o agente financeiro operador de crédito é o banco, sendo ele quem determinará as condições do financiamento.

Neste primeiro semestre letivo de 2019, o MEC está ofertando 100 mil contratos. Cada um deles possui o limite máximo de financiamento de R$ 42.983,70 por semestre.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo