22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Previsão do tempo

Fim de semana deve ter calor intenso em Guarapuava

Temperaturas variam entre 18ºC e 30ºC. Não há previsão de chuva e os cuidados com a baixa umidade do ar devem aumentar nesse período

Calor intenso (Foto: Reprodução/Freepik)

O dia já amanheceu quente nesta sexta (15) em Guarapuava e deve seguir assim durante todo o fim de semana. Durante a madrugada, a mínima registrada não ficou abaixo dos 18ºC e o tempo permaneceu estável. No início da manhã, o sol já predominava, mostrando como seria o restante do dia. Às 12h, os termômetros marcavam 31,9ºC.

No sábado (16), a situação se repete, mas com algumas nuvens encobrindo o sol durante o dia. Contudo, a temperatura segue em elevação, com previsão de mínima de 20ºC e máxima de 30ºC. Entretanto, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alerta que a Umidade Relativa (UR) pode ficar abaixo dos 40%, aumentando a sensação térmica.

Já no domingo (17) as temperaturas variam entre 18ºC e 29ºC. A previsão é de que o período de poucas chuvas vá até esse dia e, a partir de segunda (18), devido à atuação de um sistema de baixa pressão, há chance de chuvas mais significativas em boa do Paraná, assim como em Guarapuava.

Por isso, até domingo, é preciso ter um cuidado maior com a saúde, para evitar problemas causados pela baixa umidade do ar. Isso porque, ela provoca desconforto quase imediato, com ressecamento das mucosas das vias aéreas e risco de infecções. Assim, torna a pessoa mais vulnerável a crises de asma e a infecções virais e bacterianas.

Especialistas também afirmam que a baixa umidade do ar deixa o sangue mais denso por causa da desidratação e favorece o aparecimento de problemas oculares e alergias. Mesmo quando a temperatura sobe, o ar seco acelera a absorção do suor pelo ambiente e resseca a pele.

Por volta das 15h da tarde os prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes. Pode ocorrer dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço.

CUIDADOS

Lave as mãos com frequência e procure manter o corpo sempre bem hidratado, bebendo bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento.

Além disso, é recomendado evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 16h. Durante todo dia, colocar chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol. Ademais, também é benéfico usar produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar.

No ambiente, indica-se colocar toalhas molhadas, recipientes com água ou umidificadores de ar, principalmente para dormir. Nesses períodos, deve-se evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado. Isso porque, o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas. Assim, manter o lugar aberto e arejado é a melhor opção.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.